Conexões com importantes players do mercado, celebração de um legado e o posicionamento sobre o propósito do TI Rio, que representa as empresas de tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, para os próximos anos.
Assim foi o evento que marcou a posse da diretoria que representará a entidade no quadriênio 2024-2027. Em sua fala, o presidente empossado, Alberto Blois, pontuou os movimentos em que o TI Rio se dedicará neste novo momento.
"O TI RIO é uma entidade com mais de 30 anos de existência que sempre buscou levar conteúdos relevantes aos seus representados e capitanear temas importantes para o segmento e para a sociedade como um todo, como os desafios e oportunidades do uso da inteligência artificial, o fomento de startups; e em temas técnicos, como o eSocial, LGPD, Reforma Tributária, desoneração da folha de pagamento, apenas para citar alguns".
Realizado no Fairmont, a posse reuniu a nova diretoria, autoridades institucionais, empresários latino-americanos e europeus e formadores de opinião, que estarão junto do TI Rio para a realização de importantes iniciativas
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, falou sobre a interação entre as empresas de tecnologia e o momento que a cidade vive. "Queremos transformar o Rio de Janeiro na capital da Inovação e da Tecnologia na América Latina, estamos dando os primeiros passos para isso, aproveitando todo o potencial que a cidade já tem. O hub tecnológico Porto Maravalley e o IMPA Tech são alguns desses passos, e o TI Rio será um importante parceiro estratégico nessa e em outras iniciativas", afirma.
Responsável por guiar uma diretoria do TI Rio nos próximos anos, Alberto Blois fala sobre os desafios do setor: "Sabemos que um dos impasses é a formação de mão de obra cada vez mais qualificada. Acreditamos que o Brasil, e em particular o Rio de Janeiro, é celeiro de excelentes faculdades, de muitas tecnologias inovadoras, e precisamos deixar de ser exportadores de CPFs e CNPJs".
Alinhado com este posicionamento, Sérgio Ribeiro, diretor Regional do Senac Rio e representante do Sistema Fecomércio no evento, falou sobre as ações futuras entre TI Rio e o Sistema S. "O Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro está firme no propósito de recuperar a vocação do Rio de Janeiro para ser protagonista da economia criativa. E as empresas de Tecnologia têm papel fundamental nesta guinada. Pretendemos formar profissionais que possam contribuir com as demandas das empresas", afirma.