A ALE Combustíveis, do grupo mineiro Asamar, reduziu em 60% os custos com ligações a longa distância entre a matriz, localizada em Belo Horizonte (SP), e sete de suas 24 filiais com a implantação de uma rede de comunicação IP, da Damovo.
A estrutura de comunicação da empresa conta, atualmente, com sete troncos IP, sete centrais telefônicas BP250 e uma MD110, ambas de tecnologia Ericsson, que atendem os escritórios de Belo Horizonte, Betim, São Paulo, Paulínia, Ipiranga, Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Goiânia.
Os planos são de estender o projeto para as outras unidades instaladas na Paraíba, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina.
Apesar de 20% dos ramais da empresa serem digitais e o restante deles analógicos, todas as linhas possuem tecnologia VoIP, devido a utilização dos troncos IP.
De acordo com o analista de TI responsável pela de área de segurança da informação e telefonia da empresa, Ianno Santos Soares, com o projeto, o ambiente de comunicação ficou centralizado em uma única operadora, o que facilitou a gestão dos recursos.