Já é possível comprar e pagar refrigerantes, sucos, chás e energéticos em máquinas da Coca-Cola, também conhecidas como vending machines, utilizando o celular. Quem traz a novidade para o Brasil é a Remil (Refrigerantes Minas Gerais), engarrafadora de bebidas da marca sediada em Belo Horizonte, em parceria com a Coca-Cola Company, M-Pay, Telemig Celular e Visa.
O projeto piloto *2653 ? que significa Coke, se digitado no celular ?? acaba de ser lançado na capital mineira e ficará em funcionamento experimental durante 60 dias, em 15 pontos-de-venda, entre eles maternidades, shopping centers e lojas da Telemig Celular.
A operação de compra pode ser realizada por meio de qualquer operadora de celular e o valor debitado pelo cartão de crédito Visa. Entretanto, o número *2653 é exclusivo da Telemig Celular. Para as demais, é preciso discar o número (31) 9933-3333. O custo da operação é de uma ligação local. A idéia é que, futuramente, o número *2653 seja estendido para as outras operadoras e que o serviço seja oferecido também por outras bandeiras de cartão de crédito e para débito automático.
Durante os dois meses de teste, a Visa vai realizar uma pesquisa de satisfação da tecnologia. A M-Pay é a responsável por fazer a mediação entre a operadora de celular e a Visa. A proposta é que, com o sucesso do projeto, a Remil lance a vending machine em canais estratégicos para a empresa, conforme os resultados apresentados pela pesquisa.
O novo sistema, como explica o líder do projeto na Remil, Washington Cabral, gerente de tecnologia de informação da empresa, possibilita maior conveniência para o consumidor. ?O celular é um diferencial nesse mundo de mobile payment [pagamento móvel]. Esse sistema já existia na Eslovênia e trouxemos para o Brasil. Além disso, dinheiro de plástico é muito bem aceito no país?, afirma, ao enfatizar que o uso de celulares no pagamento da bebida elimina problemas de aceitadores de notas, evita trocos em moedas e cédulas, além de proporcionar que a cobrança só seja feita no boleto do cartão de crédito.
O sistema via celular também representa uma redução dos custos operacionais das vending machines. A nova tecnologia permite que as máquinas sejam monitoradas online e, como a central será informada de cada compra, será possível à Remil saber a situação de cada máquina em tempo real e fazer uma programação mais precisa do abastecimento. Outra vantagem é que, apesar de o pagamento por meio de moedas e notas continuar disponível, espera-se que haja um menor uso dessa opção.