O Google anunciou a compra da empresa GrandCentral Communications, que desenvolveu um aplicativo que permite aos usuários administrem seus telefones e caixas de correio de voz pela internet, como se fossem uma conta única, segundo notícia veiculada pelo jornal americano The Washington Post. Os termos financeiros da transação não foram revelados.
A GrandCentral foi fundada no fim de 2005 por Craig Walker e Vincent Paquet, que foram colegas na Dialpad Communications, uma das pioneiras na telefonia via internet. O maior rival do Google, o Yahoo, adquiriu a Dialpad em junho de 2005. A criação da GrandCentral resultou da frustração de Walker ao chegar de viagem em um aeroporto local e descobrir que tinha de verificar três caixas diferentes de mensagens de voz: uma para seu celular, uma em seu escritório e uma em seu Blackberry.
A estratégia do Google com a compra é tentar fazer frente ao Skype, subsidiária da eBay e, um dos pioneiros no mercado de telefonia via internet, que tem mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo de seus serviços de telefonia gratuitos ou de baixo custo. Mas a empresa também não quer perder terreno para as novas empresas que estão começando a disputar esse segmento, normalmente financiadas por companhias de capital de risco, a exemplo da Jajah, Jangl, Jaxtr e Rebtel, as quais já contam com milhões de usuários.