Web 2.0 eleva em 80% audiência do portal Cyber Cook

0

Um site de culinária que se tornou um negócio rentável e viabilizou a criação de uma empresa que hoje conta 26 colaboradores. Esta é a história do Cyber Cook (www.cybercook.com.br), o primeiro portal de receitas da internet brasileira. Elaborado como um livro de receitas online, o site foi idealizado com o propósito de reunir receitas enviadas por amigos e visitantes e proporcionar aos usuários total interação entre si. Tanto que seu conteúdo sempre foi influenciado pelos internautas, que enviavam suas receitas para serem publicadas e participavam ativamente de fóruns de troca de dicas e esclarecimento de dúvidas culinárias.

No primeiro semestre, o portal apresentou uma audiência de visitas 80% maior em relação ao mesmo período de 2006, com mais de 5 milhões de visitas. De acordo com Alexandre Canatella, diretor comercial do Cyber Cook, esse aumento de usuários representa um crescimento de 12% em relação ao primeiro trimestre do ano, o que significa, para o mercado publicitário, novas oportunidades de negócios.

Segundo ele, o site, que já trabalhava com os conceitos de conteúdo colaborativo e participação direta do usuário no conteúdo antes de se falar em web 2.0, termo que reforça a tendência da troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços on-line que expandem e potencializam a interatividade da rede com seus visitantes. Agora, quando completa dez anos de existência, o site está ampliando ainda mais esse conceito. ?Dizíamos que o Cyber Cook era um ?curador de informações?. E agora estamos expandindo esse conceito com a introdução de novas ferramentas que desenvolvem redes sociais, e aumentam a comunicação e interação entre os visitantes?, diz Canatella.

Chamada de Meu Cyber Cook União, a comunidade do portal é totalmente personalizada, com perfil, blog, álbum de fotos, livro de receitas, troca de recados entre os usuários e URL própria. Desenvolvida em parceria com a Nova América, proprietária da marca Açúcar União, em dois meses já ultrapassaram os 60 mil usuários.

Canatella diz que o Brasil encabeça a lista dos que possuem maior número de usuários dos sites que aplicam o conceito web 2.0. Ele explica que o novo serviço do portal foi constituído sob uma visão colaborativa de serviços de dados, envolvendo os usuários, tanto implícita quanto explicitamente, para que agreguem valor à ferramenta. Dentre as vantagens oferecidas por seu sistema, segundo ele, estão a possibilidade de acessar seu livro de receitas de qualquer lugar, compartilhamento de conhecimentos com pessoas de mesmo interesse e criação de uma comunidade única no segmento.

Com novas estratégias comerciais, o Cyber Cook conta com 26 novas marcas apoiadoras desde o início desse ano, dentre as quais se destacam a União, Sadia, Bauducco, Quaker, Bosch e Mmartan. Esse crescimento de anunciantes, segundo Canatella, se deve à atual estratégia de negócios do portal, que oferece aos clientes projetos diferenciados de patrocínios que integram e interagem seus produtos com o conteúdo customizado, estratégia a qual aderiram 60% dos anunciantes deste ano, com crescimento também na demanda pela área de e-commerce, que já representa 25% dos clientes do portal.

O grande diferencial, de acordo com Canatella, são as propostas publicitárias customizadas. ?O objetivo é sempre adequar o produto do cliente ao conteúdo do portal, tornando a publicidade integrada e relevante. Para isso criamos formatos de publicidade diferenciados, como especiais temáticos, com produções de receitas exclusivas e atraentes.? A publicidade online permitiu a formação de uma comunidade que alimenta uma exclusiva ferramenta de business intelligence e integra, por exemplo, a estratégia de patrocínio da marca União da ferramenta de rede social existente no site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.