Um site de culinária que se tornou um negócio rentável e viabilizou a criação de uma empresa que hoje conta 26 colaboradores. Esta é a história do Cyber Cook (www.cybercook.com.br), o primeiro portal de receitas da internet brasileira. Elaborado como um livro de receitas online, o site foi idealizado com o propósito de reunir receitas enviadas por amigos e visitantes e proporcionar aos usuários total interação entre si. Tanto que seu conteúdo sempre foi influenciado pelos internautas, que enviavam suas receitas para serem publicadas e participavam ativamente de fóruns de troca de dicas e esclarecimento de dúvidas culinárias.
No primeiro semestre, o portal apresentou uma audiência de visitas 80% maior em relação ao mesmo período de 2006, com mais de 5 milhões de visitas. De acordo com Alexandre Canatella, diretor comercial do Cyber Cook, esse aumento de usuários representa um crescimento de 12% em relação ao primeiro trimestre do ano, o que significa, para o mercado publicitário, novas oportunidades de negócios.
Segundo ele, o site, que já trabalhava com os conceitos de conteúdo colaborativo e participação direta do usuário no conteúdo antes de se falar em web 2.0, termo que reforça a tendência da troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços on-line que expandem e potencializam a interatividade da rede com seus visitantes. Agora, quando completa dez anos de existência, o site está ampliando ainda mais esse conceito. ?Dizíamos que o Cyber Cook era um ?curador de informações?. E agora estamos expandindo esse conceito com a introdução de novas ferramentas que desenvolvem redes sociais, e aumentam a comunicação e interação entre os visitantes?, diz Canatella.
Chamada de Meu Cyber Cook União, a comunidade do portal é totalmente personalizada, com perfil, blog, álbum de fotos, livro de receitas, troca de recados entre os usuários e URL própria. Desenvolvida em parceria com a Nova América, proprietária da marca Açúcar União, em dois meses já ultrapassaram os 60 mil usuários.
Canatella diz que o Brasil encabeça a lista dos que possuem maior número de usuários dos sites que aplicam o conceito web 2.0. Ele explica que o novo serviço do portal foi constituído sob uma visão colaborativa de serviços de dados, envolvendo os usuários, tanto implícita quanto explicitamente, para que agreguem valor à ferramenta. Dentre as vantagens oferecidas por seu sistema, segundo ele, estão a possibilidade de acessar seu livro de receitas de qualquer lugar, compartilhamento de conhecimentos com pessoas de mesmo interesse e criação de uma comunidade única no segmento.
Com novas estratégias comerciais, o Cyber Cook conta com 26 novas marcas apoiadoras desde o início desse ano, dentre as quais se destacam a União, Sadia, Bauducco, Quaker, Bosch e Mmartan. Esse crescimento de anunciantes, segundo Canatella, se deve à atual estratégia de negócios do portal, que oferece aos clientes projetos diferenciados de patrocínios que integram e interagem seus produtos com o conteúdo customizado, estratégia a qual aderiram 60% dos anunciantes deste ano, com crescimento também na demanda pela área de e-commerce, que já representa 25% dos clientes do portal.
O grande diferencial, de acordo com Canatella, são as propostas publicitárias customizadas. ?O objetivo é sempre adequar o produto do cliente ao conteúdo do portal, tornando a publicidade integrada e relevante. Para isso criamos formatos de publicidade diferenciados, como especiais temáticos, com produções de receitas exclusivas e atraentes.? A publicidade online permitiu a formação de uma comunidade que alimenta uma exclusiva ferramenta de business intelligence e integra, por exemplo, a estratégia de patrocínio da marca União da ferramenta de rede social existente no site.