Após assinarem um memorando de entendimento em fevereiro passado, a NXP Semiconductors e a Thomson anunciaram nesta sexta-feira (4/7) o fechamento de um acordo definitivo para fundirem suas operações de fabricação de módulos de can tuner com a criação de uma joint venture.
A NXP, que fabrica semicondutores, soluções para sistemas e software para telefones celulares, media players, TVs, modems e set-top boxes, terá uma participação de 55% na nova empresa, enquanto a Thomsom, que fornece soluções para acesso a aplicações de vídeo, ficará com os 45%restantes. Em 2007, as vendas registradas pelas duas empresas ficaram em mais de US$ 250 milhões.
A nova empresa terá aproximadamente 4 mil funcionários, a maioria dos quais vindos das linhas de produção da NXP e da Thomson na Indonésia. O presidente da joint venture será Pieter Paumen, nomeado pela NXP, e o diretor financeiro, designado pela Thomson, será Phillipe Nau.
"A transformação de nosso negócio de can tuners em uma joint venture demonstra o quanto a NXP está comprometida com o sucesso de suas operações. Enquanto a nova organização terá o tamanho e a liderança para dominar o mercado de can tuners e desenvolver novas tecnologias de radiofreqüência, a NXP manterá o foco de sua unidade de home business nas operações de TV digital, set-top box, PC TV e tuners de silício", disse Christos Lagomichos, vice-presidente e gerente geral da unidade de home business da NXP.
O presidente da Thomson, Julian Waldron, ressaltou que a criação da joint venture facilitará o crescimento do negócio de can tuners e representa um passo inicial para a simplificação do portfólio comercial da companhia.
A NXP e a Thomson prevêem que a transação será concluída no terceiro trimestre, dependendo das condições e das aprovações dos órgãos reguladores.