O Brasil subiu 21 posições no ranking global de inovação, posicionando-se no 47º lugar entre as nações mais inovadoras do mundo. Em relação ao levantamento anterior, o país apresentou uma forte recuperação, quando havia caído 18 posições e ocupava a 68ª colocação, segundo pesquisa realizada pela Insead, escola de negócios da Europa, em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês), agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).
Na comparação somente com os países da América Latina, o Brasil ocupa o terceiro posto, atrás do Chile e da Costa Rica, que no último ranking ficaram em 38º e 45º lugares, respectivamente. Na lista anterior, o país ocupava o sétimo posto.
A Suíça subiu três posições e assumiu a liderança do ranking neste ano – era quarta em 2010. No segundo lugar ficou novamente a Suíça, seguida por Cingapura que subiu da sétima colocação, em 2010, para o terceiro lugar neste ano. Hong Kong, caiu um posto e fechou em quarto e a Finlândia saltou de sexto para quinto neste ano.
- Alento