Intenção de compra pela internet permanece estável no terceiro trimestre

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A parcela de consumidores que pretende realizar ao menos uma compra pela internet neste trimestre é de 86,7%, segundo pesquisa de intenção de compra no varejo do Programa de Administração de Varejo (Provar) feita da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com Felisoni Consultores Associados. O índice revela que a intenção de compra online deve permanecer praticamente estável em relação aos 85,8% registrados no segundo trimestre, com uma ligeira alta de 0,9 ponto percentual. Na comparação anual, o resultado é 1,6% menor, quando a intenção de compra foi de 88,3%. O índice foi calculado com base em uma amostra de 3,9 mil pessoas.

A estagnação do consumo online é reflexo direto da queda no índice de consumidores que pretendem comprar algum bem durável neste trimestre. De acordo com o estudo houve uma retração de 4,2 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre, passando de 58% para 53,8%. Este é o mais baixo percentual registrado desde 2009, quando obteve 77%.

As categorias com maior intenção de compra no comércio online são produtos eletrônicos e de informática (30,5%), telefonia e celulares (26,1%), produtos para casa (19,9%) e linha branca (19,5%) – fogões, máquinas de lavar e refrigeradores. A pesquisa indica que a intenção de compra em todas as categorias apresentou queda em relação ao mesmo trimestre do ano passado. No caso dos eletrônicos, o declínio foi de 15,5% e produtos de informática, 4,4%.

O estudo ainda traz as estimativas para inadimplência neste terceiro trimestre. Para julho, calcula-se o endividamento de 8,1%, em agosto de 8,2% e em setembro, de 8,3%. Já para dezembro, espera-se que o percentual chegue ao patamar de 8,6%.

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