Num momento em que as discussões sobre privacidade de usuários da internet ganham cada vez mais dimensão em todo o mundo, o Twitter anuncia que irá adotar a prática de anúncios personalizados, direcionados para audiências específicas, por meio do rastreamento de dados capturados por meio de cookies de navegação de usuários da rede de microblogs. Segundo o comunicado emitido pela rede social, a prática funcionará por meio de uma combinação de informações capturadas por sites com a conta do usuário e disponibilizará um 'tweet promovido' com ofertas direcionadas por idade, gênero, interesses, estado civil, língua, educação, local de trabalho e localização.
Por exemplo, se você visita uma loja online com frequência e acaba fazendo algum tipo de cadastro, esse site de e-commerce compartilhará com o Twitter os seus dados cadastrados ou capturados por cookies, e o microblog fará uma combinação com os dados de conta do usuário para personalizar o anúncio da mesma loja. "Essa é a forma que a maioria das empresas lidam com essa prática e nós não daremos nenhuma informação adicional dos usuários aos anunciantes", destacou o Twitter no comunicado.
"Enquanto nós queremos fazer nossos anúncios mais úteis, também queremos dar aos usuários opções de privacidade simples e significativas. Desmarque a caixa ao lado de 'conteúdo promovido' em suas configurações de conta e o Twitter não irá fazer a ligação de sua conta à informação compartilhada pelos nossos parceiros de publicidade para adaptar anúncios. Este é o único lugar onde você precisa desativar este recurso no Twitter", complementa. Alguns navegadores, contudo, possuem opções de não rastreamento de cookies (dot not track) e, ao ativar esta opção, o usuário não terá suas informações capturadas pelos parceiros de anúncio do Twitter, o impedindo, assim, de fazer o anúncio personalizado.
Por enquanto, esse tipo de segmentação de anúncios está disponível apenas nos Estados Unidos.