Ampliando seu portfólio de serviços para o segmento de transportadores e motoristas autônomos de cargas, o Target Bank, primeiro banco digital totalmente voltado para o setor logístico, está com duas novas linhas de crédito especiais que têm como objetivo injetar capital para empresas logísticas, dando fôlego extra para grandes operações: Log Cred, voltada para ajudar no pagamento de despesas de viagem e no cumprimento do Pagamento Eletrônico de Frete e Log Antecipa, que, como o nome já diz, visa antecipar o pagamento de algum recebível que a empresa logística tem por contrato.
Segundo o diretor financeiro do Target Bank, Luiz Garcia, os empréstimos dão fôlego para as empresas que precisam de mais fluxo de caixa, mas também fomentam novos negócios e estimulam o crescimento de algumas companhias.
"Muitas vezes a empresa tem a oportunidade de fazer novos negócios, mas não tem o recurso necessário para bancar os custos iniciais dessas operações, uma vez que o pagamento pelo serviço pode demorar até 45 dias", destaca o executivo. Vale ressaltar que para ter acesso a qualquer um dos empréstimos, a empresa precisa estar cadastrada no Target Bank e realizar o carregamento de pagamentos obrigatórios de frete – exigidos por lei – pelas ferramentas do sistema Target Log.
No caso do Log Cred, que oferta capital para o pagamento de despesas de viagem, Garcia pontua que são valores altos e que as empresas são obrigadas a custear antes mesmo do início do transporte da carga. "Por lei, as empresas logísticas são obrigadas a pagar antecipadamente todos os gastos do caminhoneiro com o transporte. Isso inclui combustível, pedágio e outras despesas de viagem. Quando falamos de empresas com grandes operações, como as que operam em alta de demanda e com distribuição para todo o Brasil ou mesmo para fora do país, estamos falando de grandes valores, que ultrapassam milhões de reais e que precisam ser disponibilizados pela empresa muito antes de o pagamento pelo serviço", explica o executivo. No Log Cred, a empresa tem até 33 dias para quitar o débito, com as melhores condições do mercado, de acordo com o perfil de cada empresa. A operação, no entanto, está vinculada ao carregamento dessas despesas no próprio sistema de pagamento Target Log, no qual é cobrada uma taxa de carregamento – que também vale para quem não solicita o empréstimo.
Já no Log Antecipa, o grande diferencial é que o Target Bank oferece até 120 dias para quitação do empréstimo. "Como as empresas têm até 45 dias para pagar o serviço de frete, esse produto oferece vantagem não só para quem precisa antecipar o recebível, como também para quem vai pagar pelo transporte da carga", destaca Kenji Sabanai, superintendente de crédito do Target Bank e responsável pela análise de cada negociação. "O Target Bank compra o recebível da transportadora e quem contratou o serviço é que precisa quitar esse 'empréstimo'. Mas o devedor ganha mais prazo para pagar, o que garante melhores condições para todos os envolvidos", conclui Kenji, acrescentando que os juros das operações são definidos de acordo com análise individual das empresas e das características de cada operação.
O próprio sistema Target Log, onde as empresas precisam estar cadastradas para terem acesso às linhas de crédito do Target Bank, dá mais segurança às operações logísticas e, consequentemente, às operações de financiamento dos serviços de transporte. Além do carregamento de valores para pagamentos obrigatórios, as companhias têm acesso a um sistema de gestão de frota com funcionalidades como roteirização de viagens, com otimização de trajetos e gastos com pedágios, controle de combustível e de pagamentos dos pedágios, gestão de multa, dentre outros recursos para monitorar e otimizar todas as operações logísticas. "O sistema garante uma maior segurança e eficiência na entrega das mercadorias. Isso diminui alguns fatores de risco na análise de crédito", completa Kenji, lembrando que, em 2021, a empresa concedeu mais de R$25 milhões em empréstimos por outros produtos, com taxa de inadimplência zero.
Além de oferecer todos os recursos que um banco tradicional oferece, o Target Bank possui ainda todo um sistema de apoio para gestão das atividades específicas do setor logístico. Além disso, é uma das quatro maiores empresas de Pagamento Eletrônico de Frete e Vale-Pedágio Obrigatório, serviço que só pode ser oferecido por empresas homologadas pela Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT). "Isso faz com que o Target Bank se destaque nesse setor", pontua Luiz Garcia. Com os novos lançamentos, a empresa espera chegar a 100 milhões de créditos concedidos até o final de 2022.
Mercado de motoristas autônomos
O Brasil possui mais de um milhão motoristas de cargas autônomos, segundo dados de mercado, dos quais cerca de 100 mil já fazem parte da base de dados do Target Bank, com oferece um portfólio de serviços e produtos que facilitam a vida dos caminhoneiros, como por exemplo um cartão pré-pago com Bradesco.
Também oferece suporte 24×7 através de uma central telefônica própria para o contratante do frete, outra para atender o caminheiro e outra específica para da rede de postos, que já somam mais de 500 credenciados em todos os principais corredores rodoviários.
Garcia diz que novas inciativas estão sendo implementadas, como um marketplace de que reúne seguro saúde, odontológico, de vida e do veículo, pois geralmente os contratantes só oferecem seguro da carga.