A inteligência artificial a serviço do customer service: a importância do Mindset Ágil

0

A inteligência artificial chegou para aprimorar a relação das empresas com seus clientes, e não há caminho de volta. Não me refiro apenas às novas ferramentas de produção de conteúdo e imagens, mas principalmente ao uso da IA para gerar insights e criar novas possibilidades de fidelização e relacionamento.

A IA tem sido imprescindível em processos empresariais criados com a metodologia da agilidade (Mindset Ágil), voltada a simplificar o desenvolvimento de novas soluções sem prejudicar a qualidade, utilizando diversas informações geradas por algoritmos.

Um exemplo de processo ágil de atendimento ao cliente baseado em Inteligência Artificial é o uso de chatbots. Muito mais do que sanar dúvidas de clientes, orientar usuários e receber feedbacks, os chatbots  contribuem com a análise de dados, o suporte aos agentes humanos de atendimento por meio de diagnósticos via machine learning, a personalização da experiência do usuário e, claro, a simplificação dos fluxos de trabalho. A inteligência artificial também pode ajudar consumidores a decidir por novos itens de compra no varejo online ou pode ser utilizada por departamentos de trânsito governamentais para auxiliar e atender motoristas de forma muito mais avançada do que a oferecida pelo Waze hoje, por exemplo. São inúmeras possibilidades.

A maioria dessas aplicações da IA são pensadas a partir do "mindset" da agilidade. Diversas indústrias, como Educação, Varejo, Apps de Delivery, Hospitalidade, Banking, entre muitas outras, já entenderam isso. Porém vale também ressaltar que agilidade não é a mesma coisa de rapidez. A metodologia ágil prevê a entrega com qualidade, enquanto a rapidez pode gerar uma corrida contra o tempo para cumprir processos burocráticos e arriscar a qualidade final. Como costumo reforçar, o rápido nem sempre é bom. O ágil quase sempre é bom. E é claro que há projetos desenvolvidos com base em outras metodologias que também geram ótimos resultados – devemos evitar uma polarização entre as diversas formas de pensar e desenvolver soluções.

O relevante aqui é que a IA abre infinitas possibilidades de inovar o relacionamento entre empresas e pessoas. Esta constatação já é uma realidade sem volta. E como diversos países ainda discutem os limites da Inteligência Artificial e demonstram necessidade de regulação, uma coisa é certa: o uso da Inteligência artificial está apenas começando.

Tiago Amôr, VP de vendas e marketing da Lecom Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.