O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta sexta-feira (4/8) a sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília, onde conheceu o computador que fará todo o serviço de emissão de bilhetes dos jogos lotéricos, recebimento de contas e recarga de créditos de telefones celulares pré-pagos.
O presidente foi informado do processo de transferência do controle dos serviços das lotéricas para o banco, que se completará no dia 12 de agosto. Esse serviço era controlado pela multinacional Getec, investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos (CPI). De acordo com a Caixa, 21 mil máquinas já foram instaladas em 8,5 mil postos lotéricos. A meta é colocar 25 mil máquinas em 9 mil casas lotéricas. Os serviços serão prestados por quatro fornecedores, contratados por meio de licitação.
O presidente Lula disse que com o novo modelo de computadores, o banco deixará de ser dependente de "empresas que não são brasileiras ou que não têm a mesma responsabilidade de um funcionário de carreira da Caixa".
A presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, apresentou as perspectivas do banco para este ano e 2007. Ela informou que a Caixa tem meta de conceder R$ 52,5 bilhões em crédito comercial para pessoas físicas e jurídicas e R$ 79,6 bilhões no ano que vem.
Lula elogiou os serviços do banco no pagamento dos programas sociais do governo, como o Bolsa-Família. "Ninguém quer um banco para ter prejuízo. Está provado que a Caixa é competitiva e que sabe cuidar das coisas do governo. Isso aqui não é uma casa de favores", disse. A última visita do presidente à Caixa foi em 2003.
Com informações da Agência Brasil.