O secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, defendeu nesta sexta-feira (4/8) a implementação de um plano nacional para a massificação da tecnologia de banda larga no país. Santanna foi um dos painelistas do 34º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), realizado em Porto Alegre.
O secretário entende que é preciso desenvolver um plano nacional de banda larga que contribua para a integração de políticas sociais e para a generalização das políticas de governo eletrônico.
Segundo Santanna, não há como virtualizar os processos no âmbito do governo e das empresas sem o uso intensivo da internet. ?Todas as alternativas oferecidas na sociedade da informação cada dia mais implicam na utilização da web, seja no ramo financeiro, do entretenimento, dos jogos on-line, dos sites de bate-papo, do comércio eletrônico e do governo eletrônico.?
Ele destacou a necessidade de conectar todos os prédios públicos como postos de saúde, escolas, universidades e delegacias de polícia. "É preciso que a banda larga se generalize, se democratize e atinja a todos os rincões do país permitindo uma inclusão social e digital muito maior", disse Santanna.
O Secop é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e neste ano conta com a coordenação da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul. O evento busca promover um fórum brasileiro para discussão dos modelos de informatização do setor público e do papel da tecnologia da informação na modernização da gestão pública, em benefício do cidadão.