Os gastos mundiais das empresas com software de gerenciamento de processos de negócio (BPM, na sigal em inglês) devem crescer em pelo menos 5% nos próximos 12 meses, de acordo com estudo do Gartner.
Segundo a consultoria, apesar da turbulência econômica, mais da metade das empresas pesquisadas têm planos de aumentar as despesas em BPM em mais de 5% e cerca de um terço estima ampliar em mais de 10% os investimentos nesses softwares.
"A maioria dos profissionais que atuam com BPM estão otimistas com o crescimento das suas empresas para este ano", disse Michele Cantara, vice presidente de pesquisa do Gartner. A analista revelou que apenas 23% dos entrevistados admitiram queda nas receitas para este ano, enquanto que 42% acenaram com um crescimento, sugerindo que as soluções de BPM as ajudarão a atingir essa meta, deixando de ser utilizadas apenas como tática de sobrevivência.
Mesmo assim, as empresas acreditam que apenas 40% de seus investimentos conseguirão ser transformados em crescimento real, e por isso o Gartner enxerga a adoção de BPM como uma forma de fazerem mais com menos, liberando mais verba para investir na expansão dos negócios.
- Mercado em expansão