Arábia Saudita proíbe uso do BlackBerry no país

0

A Comissão de Tecnologia, Informação e Comunicação da Arábia Saudita (CITC, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira, 4, que vai cancelar os serviços pessoais do BlackBerry no país a partir do próximo sábado, 7. O órgão do governo declarou que a fabricante do aparelho, a Research In Motion (RIM), não cumpre as normas reguladoras locais.
Segundo informações da agência estatal de notícias Saudi Press Agency, o governo saudita havia dado às três operadoras de telefonia do país – STC, Zain e Mobily – e à RIM um prazo de três meses, que acaba neste sábado, para que adotassem formas de atuar que não desrespeitassem as leis do país. No entanto, diz a Saudi Press Agency, a fabricante canadense foi irredutível em relação ao seu modelo de negócio e se recusou a atender às exigências da CITC.
Com o fim do prazo, o órgão regulador saudita declarou que "os serviços [do BlackBerry] não estão de acordo com as leis do país, e a CITC não pretende contrariar os interesses dos consumidores". Em contrapartida, o órgão do governo anunciou que está "disposto a trabalhar com as operadoras para que ofereçam serviços que respeitem as exigências da lei".
A CITC não informou, no entanto, quais são os aspectos dos serviços do BlackBerry que infringem as leis sauditas. Um dos seviços que serão desativos é o de mensagem de texto entre os usuários do aparelho. No início desta semana, o governo dos Emirados Árabes Unidos declarou que proibirá os serviços de dados do smartphone no país por causa do modelo de armazenamento das informações usado pela RIM (veja mais informações em "links relacionados" abaixo). Observadores do mercado apontam que decisão da Arábia Saudita se deu por motivo semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.