A Aruba Networks em parceria com a UNB (Universidade de Brasília), desenvolveu e implantou a solução de rede sem fio (WLAN) utilizada pela Universidade, que possui cerca de 600 pontos de acesso (APs) para "iluminar" refeitórios, laboratórios, salas de aula e áreas de convivência de maior fluxo de pessoas.
A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962. Atualmente, possui 2.594 professores, 3.077 técnicos-administrativos e 37.499 alunos dos cursos de graduação e 8.002 de pós-graduação. É constituída por 26 institutos e faculdades e 21 centros de pesquisa especializados. Oferece 117 cursos de graduação, sendo 31 noturnos e 10 cursos a distância.
Há ainda 147 cursos de pós-graduação stricto sensu e 22 especializações lato sensu. Os cursos estão divididos em quatro campi espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Ceilândia e Gama. Os órgãos de apoio incluem o Hospital Universitário, a Biblioteca Central, o Hospital Veterinário e a Fazenda Água Limpa.
De acordo com o Professor Doutor Jacir Luiz Bordim, do Departamento de Ciência da Computação da UNB: "O objetivo da Universidade sempre foi oferecer o melhor serviço de Internet e acesso à sua rede interna para as pessoas que a utilizam. Desde o início, a nossa infraestrutura de rede foi planejada para dar uma ótima conexão e tirar o máximo proveito da tecnologia. Os alunos de graduação e pós-graduação auxiliam neste desenvolvimento, como é o caso dos alunos do curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, que estão realizando estudos com vistas a agregar novas funcionalidades e aperfeiçoar os serviços".
A decisão da UNB pela tecnologia da Aruba ocorreu em 2010, quando a Universidade fez a compra da WLAN. Com os requisitos técnicos necessários para a evolução contínua, confiança na marca, além do custo-benefício ideal, a Aruba Networks foi a escolhida para o projeto. Ainda de acordo com Bordim, a expertise da fabricante em redes, a capacidade e flexibilidade da solução, foram fatores importantes para a escolha. E, da mesma forma, as aplicações possíveis de serem implantadas na rede.
Por ser uma rede profissional com confiabilidade, a WLAN, além dos dados, suporta o tráfego de voz. Integrada ao PABX-IP da Universidade, a rede sem fio da Aruba também é a responsável por dar acesso aos ramais, já que nem todos os profissionais têm telefones fixos. Por meio de um aplicativo para smartphones, é possível acessar a rede de voz para fazer ligações.
"O servidor de aplicações da UNB registra o dispositivo – que pode ser um computador pessoal, tablet ou smartphone –, acessa os serviços disponíveis com base no usuário e seu perfil, quer seja matrícula do aluno ou registro do colaborador, e para a pessoa aparece a lista de contatos, seu status e demais informações", explica Glaucio Alkmin, Territory Manager da Aruba Networks. "De qualquer local da UNB de Brasília, Planaltina, Ceilândia e Gama, é possível usufruir de serviços de dados e voz unificados. Este serviço está em fase final de testes e em breve será disponibilizado para todos os usuários da rede", finaliza.
Ainda em relação à estabilidade da rede, há uma funcionalidade específica para análise de sinal e para dar inteligência nas trocas (roaming) entre os APs – o ClientMatch. Com suas medições e análise comportamental, é possível oferecer sempre excelente qualidade de sinal e melhor utilização da infraestrutura.