Mercado precisa de profissionais de outsourcing

0

Foi inaugurado no Brasil, no último dia 15 de agosto, o capítulo brasileiro da International Association of Outsourcing Professionals (IAOP) em um seminário que contou com a presença de Michael Corbett, o diretor executivo da entidade. Corbett é um consultor internacional que lidera a entidade, que tem o objetivo de promover o crescimento do outsourcing como um negócio e como uma profissão.

A IAOP reúne mais de 250 organizações e mais de 40 mil profissionais, que são membros ou que usam os seus projetos e serviços. É uma entidade global, com executivos de toda a cadeia de valor do outsourcing: provedores de serviço, clientes finais, consultores, advogados, acadêmicos e outros profissionais envolvidos no negócio.

O mercado mundial de outsourcing vem desde o final da década passada crescendo rapidamente. As empresas indianas têm uma indiscutível liderança, mas outros países correm para ocupar os espaços existentes. Do lado dos clientes, a maior preocupação é com os resultados, muitas vezes insatisfatórios, causados pela corrida pela ?diminuição de custos?.

Agora, as empresas clientes procuram parceiros confiáveis, que garantam resultados sustentáveis. As empresas olham o outsourcing não apenas como um mecanismo de redução de gastos, mas também como parte da sua estratégia de reorganização, para poder focalizar nas suas atividades essenciais. É condição essencial ter parceiros para o longo prazo, com altas taxas de sucesso na execução dos projetos de terceirização.

O mercado internacional de outsourcing, para continuar crescendo, precisa diminuir a taxa de insatisfação. Caso contrário, o custo dos contratos vai se tornar muito alto. Para aumentar o índice de sucesso dos projetos vamos precisar de profissionais capacitados que gerem melhores resultados para as empresas.

A IAOP se propõe, então, a definir ?standards?, baseados na experiência do profissional e nas melhores práticas dos seus membros, para cada um dos integrantes da cadeia de valor do outsourcing. Os profissionais certificados serão reconhecidos pelo mercado e contribuirão com a qualidade nas negociações com os clientes globais. A primeira turma de ?Certified Outsourcing Professionals? foi graduada recentemente pela IAOP.

O ?Brazil Chapter? da IAOP foi implantado para criar um novo canal de intermedição com o mercado internacional para possibilitar que nossas empresas tenham acesso a um amplo network de especialistas conhecidos mundialmente e sirva como uma plataforma de promoção do País, dando visibilidade aos nossos projetos e competências.

Também podemos aproveitar a certificação profissional da IAOP para fugirmos dos obstáculos. As empresas que lideram o mercado instituíram a exigência de ?CMM nível 5? como barreira de entrada, o que dificulta a competitividade brasileira . Os exemplos mostram que ter CMM 5 não é garantia de sucesso. E, também, as empresas clientes não têm organização interna que justifique a necessidade de provedores com esta taxa de maturidade.

Vamos, então, através do Brazil Chapter promover a capacitação dos executivos das empresas brasileiras e ao mesmo tempo atuar para que o ?mercado? e os clientes mundiais reconheçam a qualificação destes profissionais e diminuam as barreiras de entrada, que hoje tanto dificultam o acesso das empresas nacionais, principalmente das pequenas e médias, aos principais projetos internacionais.

*Flavio Grynszpan é coordenador do capítulo brasileiro da International Association of Outsourcing Professionals (IAOP) e diretor da Grynzpan Projetos e Serviços Empresariais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.