Foi inaugurado no Brasil, no último dia 15 de agosto, o capítulo brasileiro da International Association of Outsourcing Professionals (IAOP) em um seminário que contou com a presença de Michael Corbett, o diretor executivo da entidade. Corbett é um consultor internacional que lidera a entidade, que tem o objetivo de promover o crescimento do outsourcing como um negócio e como uma profissão.
A IAOP reúne mais de 250 organizações e mais de 40 mil profissionais, que são membros ou que usam os seus projetos e serviços. É uma entidade global, com executivos de toda a cadeia de valor do outsourcing: provedores de serviço, clientes finais, consultores, advogados, acadêmicos e outros profissionais envolvidos no negócio.
O mercado mundial de outsourcing vem desde o final da década passada crescendo rapidamente. As empresas indianas têm uma indiscutível liderança, mas outros países correm para ocupar os espaços existentes. Do lado dos clientes, a maior preocupação é com os resultados, muitas vezes insatisfatórios, causados pela corrida pela ?diminuição de custos?.
Agora, as empresas clientes procuram parceiros confiáveis, que garantam resultados sustentáveis. As empresas olham o outsourcing não apenas como um mecanismo de redução de gastos, mas também como parte da sua estratégia de reorganização, para poder focalizar nas suas atividades essenciais. É condição essencial ter parceiros para o longo prazo, com altas taxas de sucesso na execução dos projetos de terceirização.
O mercado internacional de outsourcing, para continuar crescendo, precisa diminuir a taxa de insatisfação. Caso contrário, o custo dos contratos vai se tornar muito alto. Para aumentar o índice de sucesso dos projetos vamos precisar de profissionais capacitados que gerem melhores resultados para as empresas.
A IAOP se propõe, então, a definir ?standards?, baseados na experiência do profissional e nas melhores práticas dos seus membros, para cada um dos integrantes da cadeia de valor do outsourcing. Os profissionais certificados serão reconhecidos pelo mercado e contribuirão com a qualidade nas negociações com os clientes globais. A primeira turma de ?Certified Outsourcing Professionals? foi graduada recentemente pela IAOP.
O ?Brazil Chapter? da IAOP foi implantado para criar um novo canal de intermedição com o mercado internacional para possibilitar que nossas empresas tenham acesso a um amplo network de especialistas conhecidos mundialmente e sirva como uma plataforma de promoção do País, dando visibilidade aos nossos projetos e competências.
Também podemos aproveitar a certificação profissional da IAOP para fugirmos dos obstáculos. As empresas que lideram o mercado instituíram a exigência de ?CMM nível 5? como barreira de entrada, o que dificulta a competitividade brasileira . Os exemplos mostram que ter CMM 5 não é garantia de sucesso. E, também, as empresas clientes não têm organização interna que justifique a necessidade de provedores com esta taxa de maturidade.
Vamos, então, através do Brazil Chapter promover a capacitação dos executivos das empresas brasileiras e ao mesmo tempo atuar para que o ?mercado? e os clientes mundiais reconheçam a qualificação destes profissionais e diminuam as barreiras de entrada, que hoje tanto dificultam o acesso das empresas nacionais, principalmente das pequenas e médias, aos principais projetos internacionais.
*Flavio Grynszpan é coordenador do capítulo brasileiro da International Association of Outsourcing Professionals (IAOP) e diretor da Grynzpan Projetos e Serviços Empresariais