As micro e pequenas empresas de todo o País passam a contar com um novo serviço de informações sobre o comportamento comercial de seus clientes para concessão de crédito, lançado pela Confederação Nacional do Comércio.
Segundo o vice-presidente administrativo da entidade, Flávio Sabbadini, o novo produto deve beneficiar 5 milhões de comerciantes em todo o Brasil. ?O sistema vai garantir transações comerciais mais seguras, porque traz uma série de informações sobre o histórico do cliente de maneira rápida. Com isso, esperamos ter redução das taxas de inadimplência e aumento da lucratividade.?
O novo sistema permite obter informações, através de um terminal de computador, sobre a existência de cheques sem fundo, sustados ou protestados e, ainda, sobre títulos vencidos e não pagos pelo cliente.
Sabaddini explicou que o serviço beneficiará, principalmente, empresas de menor porte, porque os custos são mais baixos que os de produtos semelhantes já disponíveis no mercado. Quem quiser contratar o sistema, paga apenas uma taxa inicial. Não são cobradas mensalidades nem taxas de manutenção.
O microempresário do ramo de autopeças Eli de Freitas diz que, quanto mais informação sobre o cliente, melhor. ?Esse tipo de consulta ajuda principalmente os pequenos e micro empresários, porque facilita e agiliza o recebimento de cheques e a abertura de crediários. É bom tanto para nós, como para o cliente, já que fica mais rápido fechar negócio?, avaliou. ?Temos mais garantia de que não vamos levar calote.?
De acordo dados divulgados há duas semanas pela Serasa, a inadimplência dos consumidores brasileiros teve alta de 16,3% em julho em relação ao mesmo mês de 2005.