O Comitê Técnico de Implementação do Software Livre, coordenado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), estará reunido nesta quarta-feira (5/9) para a primeira reunião de 2007. No encontro, o comitê vai avaliar as ações do governo na área e também apresentar resultados dos projetos desenvolvidos durante 2006 e no primeiro semestre deste ano.
O presidente do ITI, Renato Martini, apresentará os resultados nacionais do projeto Free Libre Open Source Software(FLOSSWorld), desenvolvido pela União Européia em parceria com governos e comunidades de países emergentes. Representantes da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, apresentarão, respectivamente, resultados do uso do software livre na Dataprev, no Serpro e no âmbito do governo eletrônico.
Na reunião, também serão lançados o software de georeferenciamento do Ministério do Meio Ambiente, a versão digital do livro ?Desenvolvimento de Tecnologia Aberta?, cuja tradução ficou a cargo do ITI, e o novo portal do Software Livre. O livro, que será posteriormente distribuído aos integrantes do comitê, estará disponível nas páginas do ITI e do governo eletrônico. A obra é uma tradução do Roadmap Plan, relatório para o desenvolvimento de tecnologia aberta do Departamento de Defesa americano. Na versão em português, a obra leva o nome de ?Desenvolvimento de Tecnologia Aberta?. A revisão técnica foi feita pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).
Além do presidente do ITI, participam da reunião o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, o gerente-regional da unidade da Dataprev no Rio Grande do Sul, Mário Teza, e o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.