Pesquisa feita pelo instituto de pesquisas online Qualibest, divulgada nesta terça-feira (4/9), aponta que 70% dos usuários cadastrados e 80% dos usuários ativos do Second Life têm intenção de comprar produtos e serviços reais por meio do ambiente virtual.
Entre os produtos que as pessoas têm interesse em adquirir estão livros e CDs (71%), eletrônicos (65%), roupas (51%), computadores (36%) e imóveis (18%). Além disso, 14% das pessoas que conhecem o Second Life e são interessadas em mundos virtuais acreditam que o game irá crescer e gerar lucro para quem já começou a explorá-lo financeiramente.
A maioria dos internautas entrevistados (72%) tem alguma familiaridade com o Second Life, mas apenas 4% são usuários ativos ? navegam pelo menos uma vez por semana. O levantamento lembra que o Brasil já é a terceira comunidade de residentes no ambiente virtual, atrás apenas dos EUA e da Alemanha.
Enquanto 28% afirmam já ter entrado no Second Life (54% homens, com idade média de 29 anos), 44% dos entrevistados dizem nunca ter acessado o site e 41% apontam como principal motivo a falta de hábito. Entre as pessoas que conhecem o Second Life, 47% acessam outro programa de realidade virtual, sendo que 39% afirmam visitar o Orkut.
Esses universos virtuais representam para 22% dos entrevistados uma possibilidade de fuga da realidade, enquanto que 15% buscam uma vida mais divertida e 14% esperam adicionar um pouco de fantasia à sua vida.
A curiosidade é o principal motivo alegado pelos internautas para entrar no Second Life e 60% apontam que o que mais influenciou o acesso ao mundo virtual foram notícias em jornais, revistas e televisão, tanto na mídia tradicional quanto na internet. Para 13% dos entrevistados, a lentidão e a burocracia são grandes empecilhos do Second Life, já que apesar de terem começado o cadastro, 25% não terminaram e apontaram como motivo a lentidão, e 24% afirmaram que a razão foi a burocracia da inscrição.
A pesquisa foi feita por meio de questionários enviados via web, sendo que 850 pessoas de todo o Brasil responderam.