O grupo paranaense NZN, que controla o site Baixaki, anunciou a aquisição do Superdownloads, que permite que usuários façam downloads de programas e arquivos. O valor do negócio não foi revelado, segundo Marcos Roberto de Souza, diretor do grupo, em razão de cláusula de confidencialidade no contrato de compra e venda.
O executivo diz que a aquisição dá ao grupo a participação de 52% do mercado de downloads, sendo que, juntos, os dois sites passam a ter 38 milhões de usuários. O Baixaki vai absorver 37 funcionários do Superdownloads, somando 137 empregados espalhados por Curitiba, São Paulo e Brasília. “Iremos manter as marcas independentes devido ao perfil do público. Enquanto o Baixaki tem um público mais genérico, o Superdownloads mantém uma audiência mais técnica e especializada”, explica Souza.
A aquisição faz parte da estratégia do grupo NZN de crescimento orgânico e por meio de fusões previsto para os próximos anos. Segundo o executivo, quatro novas compras estão em negociação e ao menos uma delas deve ser concretizada até o fim do ano. “Estamos buscando compras nas áreas editoriais, tanto onde já atuamos, como o segmento feminino e de culinária, como novos mercados”.
Ainda de acordo com Souza, o grupo NZN registrou aumento anual de 20% no número de usuários de seus sites – o Tudo Gostoso, Baixaki Jogos, TecMundo, Minha Série e Toda Ela – e deve fechar o ano com crescimento de 150% na receita, cuja previsão e alcançar entre R$ 30 milhões e R$ 32 milhões. Para o ano que vem, a expectativa é dobrar esse valor.