A Microsoft anuncia o lançamento mundial do Windows Server 2012, plataforma de servidor totalmente desenvolvida para a nuvem, que, segundo ela, oferece às empresas e provedores de hospedagem uma infraestrutura de nuvem escalável e dinâmica. Sem revelar o valor investido no desenvolvimento do sistema, a companhia declarou apenas que parte dele está relacionada aos US$ 9 bilhões que são aplicados anualmente em pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Para a criação da plataforma, a Microsoft diz que baseou-se em quatro pilares – virtualização, simplicidade no gerenciamento de servidores, aplicações em qualquer nuvem e acesso a ambientes de trabalho em qualquer dispositivo. O Windows Server 2012 estará disponível em quatro versões: Datacenter, para ambientes de nuvem privada altamente virtualizados; Standard, para ambientes físicos ou pouco virtualizados; Essentials, para pequenas empresas com até 25 usuários; e o Foundation, para empresas com até 15 usuários. Segundo a Microsoft, quando combinado com as plataformas Windows Azure e System Center, o Windows Server permitirá às empresas gerenciar e fornecer aplicações e serviços em nuvens privadas, hospedadas e públicas.
A Microsoft afirma que uma pesquisa realizada com 70 clientes corporativos que já adotaram a solução demonstrou a percepção de valor com as implantações iniciais. “A expectativa com o uso do Windows Server 2012 é de reduzir em 52% o tempo de indisponibilidade, além de 41% do tempo de implantação de cada carga de trabalho”, ressaltou Maurício Prado, gerente geral de servidores da Microsoft Brasil, divisão responsável por um terço do faturamento mundial da companhia.
Estratégia para canais
Com um modelo de negócio 100% direcionado a canais, a Microsoft já investiu US$ 100 milhões neste ano em incentivos aos parceiros de negócios na América Latina. No Brasil, a companhia possui 18 mil canais de vendas, sendo 12,7 mil registrados no programa Microsoft Partner Network.
Segundo Andre Ruiz, gerente de estratégia e programa de canal da Microsoft Brasil, 2 mil parceiros já participaram de treinamentos para o Windows Server 2012. "Atualmente 1,3 mil canais trabalham com computação em nuvem. Nossa expectativa é triplicar este número em um ano”, afirmou o executivo.