O uso de dados de forma estratégica, coordenada e com governança está entre as apostas do Grupo Boticário para seguir alavancando o seu ecossistema de beleza de forma inovadora e data-driven. Com este objetivo, desde 2022 e de forma pioneira no setor de higiene e beleza do Brasil, a companhia vem utilizando a solução Cortex Framework do Google Cloud – conjunto de ferramentas que permite a integração de dados de SAP com Google Cloud de forma ágil e com total segurança.
"Com essa plataforma e a experiência no tratamento de grandes volumes de dados do Google Cloud, elevamos o nível de como trabalhamos, além de entregar maior autonomia aos nossos colaboradores. Com o Cortex, o processo de ingestão de dados fica muito mais fluido e simples. Conseguimos reduzir drasticamente o tempo, de até 10 dias anteriormente, do início ao fim, para menos de três dias.", diz Philipp Nguyen, diretor Executivo de Dados do Grupo Boticário. "Esta parceria com o Google Cloud está alinhada à nossa estratégia data-driven, pautando todas as nossas decisões em dados. Não é à toa que o time de dados do Grupo passou de 30 para mais de 400 pessoas em menos de quatro anos", complementa o executivo.
Com isso, os engenheiros de dados da empresa passaram a ter mais tempo para se dedicar a demandas estratégicas para os negócios, com maior valor agregado do que uma simples tarefa de ingestão de dados no sistema. Outra vantagem está na interoperabilidade de dados, que permite o uso confiável e atualizado em tempo real dos dados entre as diferentes áreas, contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas e ágeis.
"Trabalhamos com os nossos clientes para criar uma nuvem de transformação capaz de acelerar a inovação por meio da democratização de dados, modernização de aplicações e infraestrutura, conexões de pessoas e transações confiáveis. O resultado, como podemos notar neste exemplo do Grupo Boticário, é uma organização que consegue aproveitar todos os benefícios da computação em nuvem para impulsionar a inovação, quebrando os silos de dados e garantindo que a organização tome decisões estratégicas de negócio mais assertivas, na velocidade e no dinamismo que seu mercado demanda", diz Maykon Fernandes, Diretor de Vendas e Head de Indústria do Google Cloud.