A Topaz está construindo a plataforma Topaz Open – um personalizado e omnichannel, que foca em um atendimento adaptado às necessidades individuais dos clientes utilizando IBM Watson Virtual Assistant, IBM Watson Discovery, IBM watsonx.data e IBM watsonx.ai.
Para viabilizar o atendimento personalizado, a empresa utiliza o conceito de Empathetic Banking – inédito na América Latina – e que relaciona um atendimento cognitivo que faz leituras emocionais dos clientes, permitindo ao banco sugerir serviços mais customizados com base nessas informações, por meio de chatbots, assistentes de voz e agentes por meio de chat ao vivo nos próprios aplicativos bancários.
Segundo a empresa, o atendimento por meio do Topaz Open pode ainda se tornar uma plataforma proativa capaz de notificar os clientes sobre saldo, extrato, além de recomendações e consultas de investimentos com base em transações anteriores, ou até mesmo respondendo perguntas como "Quanto gastei com aplicativos de transporte este mês?" como um consultor financeiro pessoal.
A solução também contará com recursos e estrutura para que os dados dos usuários e instituições estejam seguros, implementando um processo robusto de identificação e verificação, sem comprometer a experiência do cliente, com a autenticação de dois fatores e detecção de fraudes. Entre as grandes possibilidades com esta forma de atendimento automatizado e empático, está em treinar a IA constantemente com dados comportamentais e de perfil, produtos bancários, histórico de interações para abertura de contas, como um exemplo de forma reativa, assim como gestão de alertas e recomendações como uma forma proativa de atendimento.