Em um mercado cada vez mais competitivo, a tomada de decisões estratégicas vêm sendo cada vez mais orientada por dados, com um foco crescente na economia comportamental. Ao combinar conceitos de economia, psicologia e outras ciências, os dados fornecem uma visão mais abrangente sobre como as pessoas tomam decisões de compra. Dessa forma, é possível ir além da suposição tradicional de que as escolhas são puramente racionais e baseadas em fatores econômicos.
Os dados são fundamentais no varejo online. Por meio da análise do comportamento dos consumidores, desde suas preferências, itens mais clicados ou até mesmo o histórico de navegação, as empresas conseguem otimizar a exibição de produtos mais atraentes e relevantes. Essa abordagem personaliza a experiência do usuário, aumenta as chances de conversão e maximiza o potencial de vendas, já que os produtos exibidos para cada cliente são escolhidos com base em análises precisas de demanda e comportamento – e não em suposições.
Em um cenário omnichannel, dados de clientes vêm de diversas fontes. Isso acontece porque os consumidores interagem tanto em ambientes online quanto offline, visitando lojas físicas, utilizando aplicativos, contatando as marcas pelo WhatsApp e iniciando compras no live commerce. O seu cliente, hoje, compra tanto no mundo físico quanto no digital, clicando em anúncios nas redes sociais e mencionando suas marcas e empresas preferidas em postagens.
Esses pontos de contato geram uma grande quantidade de dados que são essenciais para entender melhor o comportamento do consumidor e otimizar as estratégias de varejo. Independentemente do canal utilizado, cada compra deixa uma valiosa trilha de informações.
Ao estudar os padrões obtidos a partir da análise desses dados, as empresas conseguem prever e moldar suas estratégias para atender melhor às necessidades e desejos dos consumidores. Isso é especialmente relevante no varejo online, que permite monitorar em tempo real o comportamento dos clientes, permitindo ajustes rápidos e precisos nas campanhas de marketing e nos processos de venda.
A inteligência comportamental também permite que as empresas se comuniquem com seus clientes de maneira mais eficaz, enviando as mensagens certas pelos canais corretos, no momento mais apropriado. O resultado é uma personalização sem precedentes, que eleva a experiência do consumidor, ao mesmo tempo em que gera melhores resultados financeiros para o varejo.
Alessandro Gil, VP da Wake.