Oferecer a possibilidade de uma operadora móvel realizar o projeto piloto de um novo serviço, sem ter de investir em infra-estrutura e adaptações, é a nova proposta que a HP está apresentando no ITU Telecom Américas, que termina nesta quinta-feira, 6/10, em Salvador.
Segundo Claudio Truccolo Rangel, gerente da Indústria Network and Service Provider Business da HP ?é uma solução inédita que vai ajudar as operadoras a responder à crescente demanda dos clientes por serviços personalizados?.
Batizado HP Services Marketplace, o serviço inclui um ambiente onde as operadoras podem ampliar seu portifólio de serviços contando com um eco-sistema montado pela fornecedora para viablizar aplicaçoes focadas. A solução já está em fase piloto em operadoras como Telefônica e Meno, da Espanha
?Pode ser usado um sensor de presença para localizar pessoas em determinado perímetro e juntá-las numa videoconferência?, exemplifica Rangel.
Segundo ele, ?com o HP Services Marketplace, as operadoras podem analisar as necessidades de negócios e mercado e trabalhar com uma enorme comunidade de desenvolvedores a fim de explorar novos serviços criativos, testar e fazer demonstrações dos serviços em projetos-piloto no mundo real.
Se os pilotos forem bem sucedidos, as operadoras podem implantá-los na rede com a opção de usar a HP Service Delivery Platform (HP SDP), que permite a criação rápida e a oferta de serviços em vários tipos de rede?.
O servico é modular e baseado em padrões, as operadoras podem implantar novos serviços usando o software de comunicação HP OpenCall, que se utiliza da infra-estrutura de rede existente, ou dentro de uma arquitetura orientada a serviços (SOA) abrangente, como a HP SDP. Em qualquer um dos dois modos, as operadoras contam com a vantagem de utilizar os ativos já existentes.
?O HP Services Marketplace é um lugar interessante onde a inovação pode levar diretamente à geração de receita.Na fase de análise, o grupo de consultoria de serviços da HP examina as necessidades de negócios da operadora bem como sua atual oferta de serviços, como estão segmentados e são oferecidos. Um gap analysis então compara a oferta da operadora com a de concorrentes e de líderes globais do mercado. Por fim, identifica-se novos serviços que podem preencher segmentos ainda não explorados e cria um plano completo de lançamento de serviços?, finaliza.