Uma recente pesquisa realizada pelo itSMF Brasil ? capítulo brasileiro do fórum internacional que desenvolve e promove as melhores práticas em serviços de TI ? mostra que a adoção do modelo de referência ITIL já é realidade para boa parte das empresas pesquisadas, mesmo que o modelo ainda esteja em processo de implantação.
Pelo levantamento, 37% das empresas entrevistadas responderam que a implementação do padrão está em andamento, mas ainda sem conclusão. De acordo com 31% dos profissionais ouvidos, os procedimentos para a adoção de ITIL estão em fase inicial. Por outro lado, com o modelo já implantado e amadurecido, estão apenas 4% dos entrevistados, enquanto 2% e 3% deles disseram estar em fase de integração e finalização.
Apesar de a implantação de ITIL estar ocorrendo de forma gradual nas empresas, a maior parte delas (45%) admite que nenhuma disciplina de suporte a serviços de TI está em estágio avançado. A combinação de duas a quatro disciplinas em fase adiantada, porém, foi verificada em 36% das respostas, enquanto gerenciamento de incidentes foi citado por 7% delas. A combinação entre gerenciamento de problemas, incidentes, mudanças, liberações e configurações foi citada por 5% dos entrevistados.
A pesquisa obteve 114 respostas, sendo que dentre os profissionais pesquisados 26% pertencem a empresas do segmento de tecnologia da informação. Na seqüência aparecem empresas de serviços (16%), governo (8%) e finanças (5%). O menor índice de respostas é verificado entre profissionais de engenharia e construção e empresas de seguros, ambos com 1% de participação nas respostas. Empresas de outros segmentos contabilizaram 17% das respostas.
O estudo conclui que a adoção de ITIL está em fase de maturação no Brasil, sendo que 69% dos profissionais pesquisados apontam projetos em fase inicial ou em andamento. Entre os maiores desafios para que a adoção das melhores práticas deslanche estão lidar com a complexidade no processo e com a dificuldade em definir interfaces para a integração de processos.