Como parte de sua estratégia mundial de oferecer ao mercado soluções dedicadas de redes VSAT, a Hughes apresenta na Futurecom 2006, que está sendo realizada em Florianópolis (SC), a plataforma de banda larga via satélite HX.
Resultado de um ano de desenvolvimento, o sistema HX foi concebido para aplicações de transmissão de dados, voz e imagens em redes de pequeno e médio portes, onde cada terminal demanda um alto volume de tráfego.
Essa plataforma está integrada ao sistema IPoS (IP over Satellite), o primeiro padrão global do setor de satélites aprovado pela Telecomunications Industry Association (TIA), na América do Norte, e European Telecomunications Standards Istitute (ETSI) e International Telecomunication Union (ITU), na Europa.
Substituição de enlaces satelitais dedicados, conexões de estações rádiobase (ERBs) de operadoras de celulares distantes de centros urbanos e fornecimento de acesso à Internet de alta capacidade para pequenos e médios provedores são algumas das aplicações do sistema HX.
A Hughes está lançando, também, o terminal VSAT HN7740, para aplicações de voz e dados, que integra a família HughesNet. O equipamento possui roteador e gateway de voz embutido, o que permite a conexão do aparelho telefônico diretamente no terminal. Desta forma, o cliente poderá adquirir um equipamento já dotado com o pacote de transmissão de dados e voz e habilitar este último somente quando necessário.