Os projetos de voz sobre IP (VoIP) serão a grande prioridade das empresas no próximo ano. Essa foi a constatação do Instituto Sem Fronteiras (ISF), que realizou pesquisa com 730 organizações brasileiras de médio e grande portes para identificar as perspectivas, desafios e oportunidades nos investimentos em telecomunicações em 2007.
Além das soluções de VoIP, uma preferência da maioria absoluta dos entrevistados (98%), a adoção de sistemas de monitoramento de rede, a integração de aplicativos de Back Office com as redes sem-fio baseadas na tecnologia Wi-Fi, a aquisição de hardware de telecomunicações e a implementação de projetos de mobilidade, videoconferência e MPLS também receberão boa parte dos investimentos programados.
Segundo a pesquisa, em 2007 os investimentos em telecomunicações serão maiores que os desse ano. Os entrevistados disseram que a área de TI terá um papel importante na decisão de investimentos. Entretanto, apenas 5% dos executivos consultados afirmaram que possuem uma área exclusiva para lidar com telecomunicações.
Já as tecnologias emergentes estão sendo descartadas. O WiMax, por exemplo, foi uma opção rejeitada por 51% dos entrevistados. Em contrapartida, a pesquisa revelou que o segmento governamental é o que se mostra mais aberto à adoção da tecnologia no próximo ano. ?É importante mencionar que apenas 27% dos entrevistados afirmaram que estão totalmente esclarecidos a respeito da solução?, observa o diretor de pesquisas do ISF, Ivair Rodrigues.