A Qualcomm aproveitou a Futurecom 2006, que está sendo realizada em Florianópolis (SC), para lançar um conjunto de soluções de localização, customização, música, jogos e TV em aparelhos celulares, todos voltados para aplicação em redes de terceira geração, como CDMA2000 e WCDMA.
As novidades reforçam a aposta da companhia em uma tecnologia que, como frisou o presidente Marco Aurélio Rodrigues, ?além de beneficiar o consumidor brasileiro e trazer novas oportunidades de negócios para operadoras, fabricantes e desenvolvedores locais, ajudará o Brasil a manter sua posição no mercado como exportador de terminais e equipamentos para os mercados desenvolvidos mundiais?.
?Em muitos países, a venda de celulares 3G já superou a venda de aparelhos 2G e, projeções do Strategy Analytcs e Yankee Group mostram que até 2009 este fenômeno atingirá escala mundial?, complementou o executivo.
No Brasil, diz Rodrigues, a terceira geração já é uma realidade com a tecnologia CDMA2000 EV-DO. ?Estamos trabalhando em soluções inovadoras para as atuais operadoras GSM que desejarem migrar para redes 3G WCDMA/HSDPA?.
Entre os lançamentos da Qualcomm destacam-se cartões de dados baseados na tecnologia EV-DO Rev.A, que suportam aplicações de voz sobre IP (VoIP), Push-to-Talk (PTT) com baixa latência e distribuição de conteúdo multicast; celulares e cartões de dados WCDMA/HSPDA/HSUPA; aparelhos de mobile music, que fazem download de músicas completas; celulares equipados com QPoint e módulos de localização baseada na tecnologia gpsOne.