A Adobe Systems anunciou a compra da Virtual Ubiquity, fabricante do processador de texto online Buzzword. Paralelamente à aquisição, cujo valor não foi divulgado, a companhia divulgou a disponibilidade de um novo serviço de compartilhamento de arquivos, de codinome Share ? ainda em versão beta ?, que segundo afirma tornará mais fácil compartilhar, publicar e organizar documentos online.
?Por mais de uma década, o software Adobe Acrobat e PDF têm sido a forma padrão como as pessoas compartilham e colaboram em documentos. O Buzzword irá aproveitar esse domínio e possibilitar melhorias fundamentais na forma como as pessoas colaboram em documentos?, disse David Mendels, vice-presidente sênior da Unidade de Negócios de Produtividade da Adobe. ?Ao mesmo tempo, é um fantástico exemplo do poder da tecnologia de aplicações ricas de internet da Adobe, que eleva a qualidade da experiência que as pessoas devem esperar em suas aplicações.?
Buzzword, segundo Mendels, permite aos usuários trabalharem juntos para criar documentos de alta qualidade. Por ter sido construído com o software Adobe Flex e rodar no Adobe Flash Player, o programa possibilita maior qualidade do documento, tipografia extraordinária, controles de layout de página, além de ter suporte para gráficos integrados, independentemente de browser ou dispositivo, diz ele. O aplicativo irá funcionar também com o Adobe AIR, uma solução para a criação de aplicativos para múltiplos sistemas operacionais, que permite o uso de HTML/CSS, Ajax, Adobe Flash e Adobe Flex, e a capacidade de funcionar tanto em documentos locais quanto em hospedados.
Os fundadores da Virtual Ubiquity estão se juntando a Adobe. Com experiência no desenvolvimento do Lotus Notes e eRoom, a equipe da empresa desenvolveu um ambiente rico e colaborativo de trabalho.
A transação ainda está sujeita às condições normais de mercado e da aprovação dos órgãos reguladores e deve ser concluída até o fim de novembro próximo. O acréscimo da Virtual Ubiquity não deve ter um impacto substancial na receita e lucros da Adobe no ano fiscal 2007, segundo a própria empresa.
A Adobe também tornou disponível um serviço gratuito de compartilhamento de documentos Share. Com ele, segundo a empresa, os usuários simplesmente selecionam os documentos que desejam compartilhar, enviam uma mensagem para os destinatários e determinam se os arquivos estarão acessíveis publicamente ou restritos. A versão beta inclui um conjunto de interfaces de programação de aplicações (APIs), para permitir aos desenvolvedores criarem mashups (serviços agregados de internet) com suas aplicações, inclusive armazenar e acessar arquivos, assim como criar miniaturas de imagens e prévias em Flash dos documentos.