A Alcatel-Lucent foi a vencedora do contrato da Brasil Telecom para a implantação de redes WiMAX no padrão 802.16e ? também conhecido como WiMAX móvel ? nas cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. O valor do negócio não foi revelado, mas o acordo abrange desde o fornecimento das estações radiobase, os controladores, backbone, link Ethernet até os equipamentos de agregação IP, assim como as demais plataformas de aplicações e serviços.
?Com a implementação dessa rede, conseguiremos atender a nossa demanda corporativa em São Paulo e residencial em Curitiba e Porto Alegre, incluindo as regiões metropolitanas e interior dessas cidades?, afirma Mauro Fukuda, diretor de tecnologia e arquitetura da Brasil Telecom. ?A solução WiMAX da Alcatel-Lucent permitirá à operadora atender rapidamente as áreas da região que hoje já dispõem de acesso fixo à banda larga e aquelas que ainda não possuem cobertura desse serviço?.
?A Alcatel-Lucent oferecerá à Brasil Telecom a mais avançada tecnologia de gerenciamento de freqüências de rádio para sua rede?, afirma Jonio Foigel, presidente da Alcatel-Lucent no Brasil. ?O desenvolvimento do WiMAX é um avanço para o uso da internet em ambientes fixos nas áreas que ainda não são cobertas pela rede DSL.?
O padrão 802.16e, segundo o executivo, permitirá à operadora oferecer serviços de telefonia IP e demais aplicações multimídia, como transmissão de dados, vídeo e VPN (rede virtual privada). A solução de WiMAX móvel da Alcatel-Lucent integra também tecnologias de antena de rádio como a ?beam forming? e MIMO. O beam forming permite reduzir consideravelmente o número de sites de rádio para a cobertura ? em alguns casos, esse número pode atingir 40% de redução, ao mesmo tempo em que diminui as interferências e garante um sinal melhor para ambientes indoor. Já a tecnologia MIMO ajuda os sinais de rádio a serem mais robustos, quase que dobrando a capacidade de transmissão em perímetros urbanos de alta densidade.