Gasto mundial com TI deve crescer só 1,6% neste ano

0

Os gastos mundiais com tecnologia da informação neste ano terão um ligeiro crescimento neste ano, o que deve perdurar em 2011, de acordo com estudo realizado pelo banco britânico Barclays com CIOs do mundo todo, denominado BarCap CIO. O levantamento aponta, ainda, que a prioridade de investimentos das empresas está migrando de hardware para software e serviços.
Sem apresentar cifras, o relatório do Barclays, diz que os gastos das empresas com TI devem crescer, em média, 1,6% neste ano. A projeção é inferior ao aumento de 2,2% previsto em abril pelo banco, embora esteja em linha com o aumento de 1,7% projetado em outubro do ano passado. Para 2011, 40% dos CIOs preveem uma expansão de até 5% nos seus orçamentos.
A mudança da prioridade dos investimentos das companhias, mais voltada para software e serviços em detrimento de hardware, só não impactará fortemente o segmento de sistemas de armazenamento (storage), que continuará a registrar a crescer, analisa o relatório. Isso, observa o Barclays, favorece os chamados fornecedores "puro sangue" de sistemas de storage, como EMC e NetApp.
A prioridade em software e serviço impactará positivamente os negócios de empresas como IBM, HP e Dell, cuja receita combinada com software, serviços e storage hoje respondem por 83%, 32% e 25% do total, respectivamente. Por outro lado, a tendência das empresas reduzirem os investimentos em servidores terá um efeito negativo para a IBM, HP e Dell, cujo setor representa 10%, 12% e 12% de suas receitas, respectivamente.
Por fim, o estudo aponta ainda que a virtualização se manterá como tendência-chave nas empresas, o que poderá, inclusive, ser uma das razões para a redução nos gastos com servidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.