O mercado brasileiro de publicidade deverá superar o britânico em 2013 e se tornar o quinto maior do mundo, segundo estudo da consultoria ZenithOptimedia.
O levantamento revela que em 2011 o gasto com a compra de espaço publicitário no país foi de US$ 16,8 bilhões, valor que deverá atingir US$ 22,2 bilhões em 2014, ano da Copa do Mundo da Fifa, no Rio de Janeiro.
Esses números referem-se a gastos com anúncios em todos os principais meios de comunicação (jornais, revistas, televisão, rádio, cinema, outdoor, internet).
Os dados apontam, ainda, forte crescimento dos gastos da Rússia, que vai superar o Canadá atingindo, em 2014, US$ 12,6 bilhões e conquistando a nona posição no Top 10 global. Com o desempenho, a Rússia se torna o terceiro BRIC a constar da lista dos dez maiores mercados. Os dois outros são China e Brasil.
Em todo o mundo, os gastos com a contratação de espaços publicitários devem crescer 4,6% em 2013, atingindo volume de US$ 525 bilhões. A taxa de crescimento prevista para 2014 é de 5,2%, para US$ 552 bilhões.
Os Estados Unidos mantêm a liderança, com movimento estimado em US$ 173,9 bilhões em 2014, contra US$ 154,1 bilhões em 2011.
Quanto ao volume de recursos publicitários atraído por cada meio, a internet ocupa em 2012 a terceira posição, atrás da TV e dos jornais. Mas a estimativa da ZenithOptimedia é que a rede mundial ocupe a segunda posição já no próximo ano.
De acordo com a consultoria, a internet é o meio que mais cresce, no tocante à atração de recursos publicitários. A expansão média anual desse canal é estimada em 15% entre 2011 e 2014.
Quadro 1
Publicidade na Internet, por tipo (mercado global)
Em US$ milhões a preços correntes. Conversão de moeda a taxas médias de 2011
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
|
Display |
22.543 |
27.444 |
32.757 |
39.173 |
46.892 |
Classificados |
11.443 |
11.063 |
11.830 |
12.571 |
13.296 |
Busca paga |
33.851 |
38.111 |
43.826 |
50.016 |
56.649 |
Total |
67.837 |
76.618 |
88.413 |
101.761 |
116.837 |
Fonte: ZenithOptimedia
Quadro 2
Top 10 – Mercado publicitário global (jornais, revistas, televisão, rádio, cinema, outdoor, internet)
Em US$ milhões a preços correntes. Conversão de moeda a taxas médias de 2011
2011 |
Gastos publicitários |
2014 |
Gastos publicitários |
||
1 | EUA |
154.129 |
1 | EUA |
173.950 |
2 | Japão |
49.949 |
2 | Japão |
52.964 |
3 | China |
32.299 |
3 | China |
43.940 |
4 | Alemanha |
25.571 |
4 | Alemanha |
26.828 |
5 | Reino Unido |
19.204 |
5 | Brasil |
22.216 |
6 | Brasil |
16.819 |
6 | Reino Unido |
21.088 |
7 | França |
13.788 |
7 | França |
14.216 |
8 | Austrália |
12.767 |
8 | Austrália |
13.770 |
9 | Canadá |
10.974 |
9 | Rússia |
12.593 |
10 | Coréia do Sul |
10.232 |
10 | Canadá |
12.394 |
Fonte: ZenithOptimedia
Quadro 3
Gastos em publicidade por região – Nos principais meios de comunicação (jornais, revistas, televisão, rádio, cinema, outdoor, internet)
Em US$ milhões a preços correntes. Conversão de moeda a taxas médias de 2011
|
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
América do Norte |
162.165 |
165.104 |
172.039 |
178.313 |
186.344 |
Europa Ocidental |
106.344 |
108.688 |
107.885 |
109.668 |
112.642 |
Ásia/Pacífico |
125.059 |
132.172 |
140.383 |
148.423 |
157.155 |
Europa Central e Oriental |
24.181 |
26.151 |
26.631 |
28.592 |
31.089 |
América Latina |
31.996 |
35.344 |
38.080 |
41.935 |
45.600 |
Oriente Médio & Norte da África |
4.881 |
4.155 |
4.198 |
4.313 |
4.412 |
Resto do Mundo |
10.940 |
11.592 |
12.321 |
13.468 |
14.812 |
Mundo |
465.566 |
483.206 |
501.536 |
524.712 |
552.054 |
Fonte: ZenithOptimedia