Com receitas em alta e demanda crescente do mercado corporativo às soluções digitais, a Vivo avança em sua estratégia para o setor com a aquisição da Vita IT, empresa integradora de tecnologia que atende companhias de diferentes portes, provendo serviços profissionais e gerenciados de networking, com soluções que melhoram o desempenho e confiabilidade da rede, bem como a revenda de hardware e software.
Com isso, a Vivo reforça seu posicionamento e seu portfólio que já conta com atuação especializada em serviços de cloud, IoT e cibersegurança. A operação poderá atingir o valor de até cento e vinte milhões de reais condicionado ao atingimento de métricas operacionais e financeiras acordadas entre as partes. O referido preço foi, ainda, suportado por laudo de avaliação preparado por empresa independente.
O plano de integração será gradual e contempla a preservação do valor de mercado e a continuidade do negócio da Vita IT dentro do ecossistema de negócios da Vivo, que se torna um importante ativo à estratégia da companhia para atendimento ao mercado B2B.
Os clientes continuarão se beneficiando da agilidade e a qualidade dos serviços inicialmente contratados e terão ainda mais vantagens com a expertise global do Grupo Telefónica, usufruindo das parcerias tecnológicas firmadas com os melhores provedores de tecnologia do mercado, com a força comercial da Vivo, uma das maiores empresas do Brasil, e interação com os especialistas da companhia.
A operação promove a combinação de recursos e capacidades da Vivo com a experiência e posicionamento estratégico da Vita IT com clientes e fornecedores, possibilitando a criação de iniciativas em maior escala e de forma sustentável, além de impacto no crescimento de receitas e melhor margem do negócio.
A união fortalece a referência nacional da Vivo como integradora de tecnologias e amplia seu ecossistema digital, que já conta com importantes parceiros dentre as principais empresas do setor, como Google, AWS, Microsoft, Dell, Cisco. A equipe da Vita IT, por sua vez, seguirá evoluindo sua reconhecida atuação no segmento de networking, agora, com maior possibilidade de ampliar sua presença pelo país e expandir seu portfólio.
"A Vita já nasceu com DNA Digital. Nossa capacidade técnica e agilidade entregue ao mercado com maestria por nossos Vitalents nos levou, em apenas 10 anos, a sermos reconhecidos como uma das principais integradoras do Brasil. Agora, a profunda experiência das duas organizações coloca-nos em uma posição de destaque: apoiar nossos clientes a usar a melhor tecnologia para resolver seus desafios mais críticos e complexos, obtendo o máximo de valor das plataformas tecnológicas com segurança", comemora o cofundador e CEO da Vita IT, Paulo Ferreira.
A experiência em serviços de networking e a integração das demais soluções provenientes da Vita IT com o portfólio da Vivo terão, ainda, sinergia com as demais empresas de cibersegurança, cloud, IoT e big data criadas no ano passado, sob a marca de Telefónica Tech – holding de tecnologia do Grupo Telefónica. Com as novas companhias, a Vivo trouxe à sua operação uma estratégia de negócio com visão mais global, diferenciando-se dos demais players do mercado brasileiro ao inserir seus clientes empresariais em um ambiente com profissionais altamente capacitados, processos e plataformas inteligentes e um ecossistema dinâmico de alianças e parcerias estratégicas com líderes globais.
"Estamos colocando mais foco na operação dos serviços digitais. Nossa proposta é acelerar o processo de digitalização das empresas, de modo que essa modernização se reflita em redução dos custos operacionais, no ganho de eficiência e na melhor alocação de investimentos", pontua o vice-presidente B2B da Vivo, Alex Salgado. "A entrada da Vita IT em nosso negócio fortalece a estratégia da Vivo de ampliar suas credenciais como provedora de tecnologia one-stop shop, com amplo ecossistema digital composto por conectividade, soluções de TI e consultoria personalizadas para auxiliar na operação de organizações de todos os tamanhos, desde o MEI até grandes corporações", explica.
A estratégia reflete diretamente nos números da empresa. Nos últimos doze meses, encerrados na conclusão do segundo trimestre do ano, a Vivo faturou mais de R$ 2,3 bilhões com soluções digitais, um aumento de 36% em comparação com igual período anterior. "Os números isolados do B2B colocam nosso segmento como uma das principais empresas de tecnologia do país", finaliza Salgado.