Inovação e agenda ESG. A Plataforma Okan chega ao mercado reunindo dois pontos chaves para as empresas manterem-se relevantes. O lançamento da Nossa Terra Firme, em parceria com a OnePercent, foi apresentado durante o Blockchain Rio, um dos maiores eventos da área na América Latina.
"A agenda ESG enfrenta desafios sem precedentes relacionados à credibilidade e governança, incluindo dados não padronizados, métricas subjetivas, processos manuais complicados e a ameaça iminente de greenwashing e tokenismo social. Por isso, combinamos o poder da tecnologia blockchain com a missão de tirar as metas ESG do papel", conta a CEO da Nossa Terra Firme, Iara Vicente.
O novo produto recebeu o nome de Okan, que significa "coração" em Iorubá, idioma ligado às raízes africanas do Brasil. A novidade marca ainda o primeiro projeto do mundo para proteção e transparência de dados em ESG por meio de tecnologia blockchain.
"Tradicionalmente, as empresas publicam seus dados de ESG de maneira formatada, com bonitos PDFs, geralmente dando destaque para o que há de melhor, por vezes omitindo o que não está bom. Por isso é importante que o público tenha acesso aos dados em si, e seu histórico, para avaliar de forma mais crítica as marcas e produtos que consomem", analisa Fausto Vanin, sócio da OnePercent.
A colaboração entre a consultoria Nossa Terra Firme e a OnePercent tem como objetivo fornecer segurança e credibilidade aprimoradas para métricas ambientais, sociais e de governança por meio da Plataforma Okan. O objetivo central da solução é compartilhar, atualizar e tornar os dados relacionados ao ESG mais acessíveis. Assim, as empresas e os seus investidores obtêm maior visibilidade do que é realizado e fazem um acompanhamento mais preciso.
"Juntos, podemos tornar a verdade no coração do ESG uma realidade e construir um banco de dados e práticas ESG mais consistente", comemora Iara.