O Banco do Brasil lançou nesta terça-feira, 4, na abertura do Fórum de Certificação Digital (CertForum), o primeiro cartão do país que combina, em um mesmo plástico, as funções de débito e crédito com a possibilidade de armazenar certificados digitais da ICP-Brasil, emitidos por empresas vinculadas a essa infra-estrutura de chaves públicas. O certificado digital é um documento eletrônico utilizado para identificar pessoas físicas ou jurídicas em transações eletrônicas.
Os cartões emitidos pelo Banco do Brasil passam a adotar a chamada funcionalidade PKI (sigla para Public Key Infrastructure), ou sistema de chaves públicas, simultaneamente à utilização do padrão EMV Standard, criado há 15 anos por meio de uma parceria entre os principais sistemas de pagamento: Europay, Mastercard e Visa.
A funcionalidade será oferecida inicialmente aos portadores de Ourocard Empresarial Comércio Exterior (Mastercard), destinado às empresas exportadoras e importadoras, e do Cartão de Pagamento do governo federal (Visa), habituais usuários da certificação digital. Os novos cartões do BB vêm com um chip que permite ao usuário, que possua o certificado digital armazenado, realizar as transações tradicionais nos terminais de auto-atendimento do banco e na internet, e também as diversas aplicações já existentes na infra-estrutura ICP-Brasil.
O uso de certificados digitais possibilita o trâmite de processos em grande parte do Judiciário brasileiro, além de troca de informações e ajustes com o fisco nacional, tanto para pessoas físicas como jurídicas, bem como a emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e), substituindo o uso intensivo do papel.
- Documento eletrônico