Com o intuito de obterem a aprovação do Departamento de Justiça americano para a parceria feita na área de publicidade on-line, o Google e o Yahoo reformularam os termos do acordo, segundo informações do The Wall Street Journal.
A principal mudança foi na redução de dez para dois anos o tempo do cotnrato entre as empresas. Além disso, o montante que o Yahoo poderia ganhar a partir de anúncios colocados pelo Google seria limitado a 25% das receitas de publicidade das pesquisas.
Anteriormente, o Yahoo teria o poder de decidir quantos de seus anúncios estariam vinculados às pesquisas do Google. Outra alteração passa a permitir que os anunciantes tenham a opção de retirar a exibição de anúncios em sites do Yahoo.
O Google eo Yahoo apresentaram a nova proposta para o Departamento de Justiça durante o fim de semana, mas não está claro se as limitações serão suficientes para satisfazer os investigadores antitruste, que já levantaram objeções ao projeto de parceria.
Caso sejam aceitos pelo órgão regulador, os limites propostos na parceria provavelmente reduzirão os benefícios financeiros do negócio para o Yahoo, que busca acelerar o seu crescimento, após a não concretização da negociação com a Microsoft. A empresa anunciou que espera para receber entre US$ 250 milhões e US$ 450 milhões adicionais em fluxo de caixa operacional a partir do acordo no seu primeiro ano.
Já para o Google, um acordo mais limitado seria um retrocesso, porém pode garantir a aprovação da parceria, dado às restrições dos reguladores diante do crescente poder da empresa neste mercado.
Google e Yahoo anunciaram a parceria em junho. No entanto, adiaram o acordo pata o início de outubro para dar tempo dos órgãos reguladores analisá-lo. Desde então, as empresas têm adiado o início do negócio repetidamente.
- Nova tentativa