A esperada oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Groupon aconteceu com um resultado excelente para a companhia. Lançadas no valor de US$ 20, as ações da gigante de compras coletivas fecharam seu primeiro dia de negociações na Nasdaq nesta sexta-feira, 4, com alta de 30,55%, cotadas a US$ 26,11. O site conseguiu capitar US$ 700 milhões e registrar a maior abertura de capital de uma empresa de internet dos Estados Unidos desde o Google, que, em 2004, captou US$ 1,7 bilhão.
Com o desempenho inicial de suas ações, o LinkedIn terminou esta sexta com valor de mercado de US$ 16,45 bilhões. O resultado está dentro da meta prevista pela empresa, que estima obter valor de mercado entre US$ 15 bilhões e US$ 20 bilhões. É importante frisar, contudo, que as ações do Groupon atingiram seu pico a US$ 31,14, no fimda manhã – uma alta superior a 50%. Os papéis passaram a maior parte do dia sendo negociados em torno de US$ 28.
O site negou uma proposta de compra no valor de US$ 6 bilhões feita pelo Google no ano passado, e entrou com pedido de abertura de capital em junho. Após métricas duvidosas e uma cobertura negativa da mídia mundial, a empresa atrasou a negociação mas aumentou o número de papéis em cima da hora, um dia antes da data marcada.
O Groupon se saiu bem em um momento de incertezas econômicas na União Europeia e nos Estados Unidos, lançando seus papéis quando a maior parte das empresas preferiu manter cautela. Desde o início desta volatilidade, em agosto, houve apenas duas aberturas de capital. Analistas ressaltam que o bom desempenho do Groupon pode ser um bom sinal para a Zynga, empresa de jogos sociais, que também prepara seu IPO.