A plataforma Microsoft Dynamics 365, suíte de aplicativos de negócio em nuvem que inclui funcionalidades de marketing, automação de vendas, atendimento a clientes, operações, serviços de campo e automação de projetos, é a aposta da empresa para atuar como motor da transformação digital das empresas. A partir de agora já está disponível em português e pode ser contratada tanto no modelo on premisses ou na modalidade SaaS na nuvem.
O Dynamics 365, de acordo com a fabricante de software, combina análise avançada e aprendizagem de máquina para fornecer insights de inteligência para melhorar a capacidade da empresa atender a seus clientes. Entre os recursos, há o de análise de sentimento e intenção, serviços preditivos, recomendação de produtos, entre outros. Segundo a Microsoft, esses recursos podem ainda ser estendidos para apps independentes que fornecem inteligência específica para determinados usuários, acessível a empresas de todos os tamanhos. Ela é intuitiva e dá a sensação de navegação contínua de uma aplicação para a outra, integrado inclusive com o Office 365.
O "machine learning" aprende continuadamente e em tempo real identifica, por exemplo, um produto adicional a ser oferecido na hora de realização de uma venda, otimizando o custo desse tipo de operação. As sugestões são baseadas no histórico individual de compra do consumidor, itens de sua lista de desejos e o que consumidores de perfis similares estão comprando etc.
Uma ferramenta nativa de social media, faz análise de sentimento, serviços preditivos, comentários e criticas em rede sociais e outros sites, que podem ser respondidas na hora, ou se proceder qualquer outra interação pertinente sem a necessidade de sair da plataforma. Ela monitora mais de 5 mil sites ao redor do planeta. Esses recursos podem ainda ser estendidos para apps independentes que fornecem inteligência específica para determinados usuários.
Outro destaque é o Dynamics 365 para insights de clientes, um app que conecta e analisa dados da plataforma – e de outras fontes amplamente utilizadas como aplicações de negócios, web, social e IoT – e aplica a inteligência para criar uma visão 360° do consumidor, com sugestões automáticas para aumentar seu engajamento.
Através da loja App Source os clientes também podem escolher uma série de aplicativos de parceiros, que rodam tanto em sistema operacional Microsoft quanto iOS e Android. O aplicativo de marketing, criado em parceria coma Adobe, ainda está em fase final de definição de preço no Brasil.
O plano que reúne seis aplicativos de negócios é de US$ 115 por mês, enquanto o plano para uma das aplicações no modo full é de US$ 95 mensais. Ambas tem custos adicionais de US$ 10 por cada usuário ao mês. Esse valor é convertido em reais e comercializado através da rede de revendas da Microsoft.