American Express, Discover, Mastercard e Visa anunciaram a chegada de um checkout online mais rápido e seguro, baseado no novo padrão Secure Remote Commerce (SRC) da EMV. A novidade simplifica os pagamentos com cartão em sites web e móveis, aplicativos para celulares e dispositivos conectados. As redes de pagamento testaram a tecnologia SRC no mercado com emissores e comerciantes.
A opção 'click to pay' poderá ser usada pelos consumidores em estabelecimentos comerciais selecionados nos Estados Unidos a partir deste mês e estará disponível mais amplamente no início de 2020.
Processadores de pagamento e plataformas de pagamento como Adyen, Authorize.Net e CyberSource – soluções Visa, FIS, Global Payments, Mastercard Payment Gateway Services e Stripe já estão oferecendo a opção 'click to pay' a estabelecimentos comerciais. Inicialmente, o foco será converter os estabelecimentos que oferecem checkout via Masterpass e Visa Checkout para 'click to pay'.
Cinemark, Movember e Rakuten são os primeiros estabelecimentos comerciais a adotar o 'click to pay' em seus websites. BassPro, JoAnn Fabric and Crafts, Papa John's, Saks Fifth Avenue, SHOP.com e Tickets.com serão os próximos, disponibilizando-o no final de 2019. Os consumidores que comprarem nesses sites poderão fazer o checkout sempre que virem um botão padrão 'click to pay' ao lado dos logos das redes de pagamento.
Atualmente, os sites de e-commerce têm inúmeros botões de checkout, o que dificulta a gestão dos comerciantes e confunde os consumidores. Com o aumento no predomínio do e-commerce, o 'click to pay' vai ajudar a suprir a necessidade crescente de uma experiência de usuário simples e uniforme e de mecanismos mais fortes para proteger as informações de pagamento em todos os tipos de canais digitais e cartões.
O novo checkout é interoperável e busca tornar a experiência de pagamento digital o mais segura e simples possível para todos os envolvidos, além de oferecer um número maior de opções a todos os stakeholders. Sua abordagem baseada em padrões permite que os consumidores façam compras sem precisarem criar ou acessar uma conta. A ideia é refletir a experiência de checkout uniforme das lojas físicas – ou seja, um terminal e uma forma de pagar, não importa o varejista.
Para os comerciantes, isso representa uma solução de checkout mais eficiente que ajudará a reduzir o abandono do carrinho de compras, além de uma forma de aceitar várias marcas de cartão no checkout digital com uma única integração, totalmente fluida. Para os consumidores, isso representa um checkout mais uniforme e menos etapas, independentemente de sua opção de pagamento, e o fim do transtorno de inserir números de conta e informações pessoais manualmente.
"Estamos sempre buscando formas de melhorar a experiência no cinema e oferecer um checkout mais simples e moderno para a compra de ingressos é um ponto significativo", diz Doug Fay, diretor de tecnologia da Cinemark. "Acreditamos que a maior conveniência e segurança vai contribuir para aumentar a fidelidade, ampliar nosso negócio e acelerar os checkouts, proporcionando aos consumidores que vierem ao cinema a experiência mais agradável possível".