No universo corporativo, encontramos desafios a todo instante. Dentre os principais, podemos destacar o comprometimento, engajamento, organização e responsabilidade empresarial. Isso acontece já que, sem estes fundamentos, não é possível alcançar a excelência esperada na gestão dos negócios.
E neste sentido, quando falo sobre excelência, penso além destes pontos. Como o advento da transformação digital e as mudanças nos perfis corporativos, devemos nos lembrar sempre do uso da tecnologia como potencializadora de resultados, bem como grande aliada à gestão. Logo, o Business Analytics ganha espaço para administração dos negócios, uma vez que a obtenção de insights é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Assim, focado na análise preditiva baseada inteiramente em dados estruturados, este conceito envolve as capacidades mais avançadas do BI – Business Intelligence.
Dessa forma, é possível obter informações concretas essenciais para a gestão através de dados, que apoiam diretamente na criação de metodologias para antecipação de ações de acordo com o momento ideal de mercado. Para se ter uma ideia, de acordo com o The 2018 Global Data Management Benchmark Report, levantamento feito pela Serasa Experian, mais de 90% das corporações nacionais se atém à importância dos dados para definição de estratégias fundamentais. A pesquisa envolveu mais de mil pessoas de empresas do Brasil, Inglaterra, EUA e Austrália, e mostrou que o aumento em 2018 foi de 16% se comparado à 2017, quando este número era de 86%.
Assim, é notável que ao apostar na tecnologia de Business Analytics, conseguimos gerenciar negócios com excelência, encontrando benefícios específicos dentro de cada área de atuação. Se pensarmos no segmento de franquias, por exemplo, as vantagens do Analytics serão direcionadas a cada loja e suas peculiaridades. Abaixo, apresento quatro setores que podem se aprimorar cada vez mais utilizando essa tecnologia. Confiram!
Aplicação no mercado
As plataformas de BI utilizam o poder da análise preditiva para anteceder ações estratégicas de uma empresa. Dessa forma, cada setor usufrui de benefícios ligados diretamente à tomada de decisões baseadas em dados. Os quatro segmentos de mercado que apresento logo em seguida podem ser favorecidos por completo através de uma gestão amparada pelo Business Analytics:
Distribuidoras/Indústrias
Para as distribuidoras e indústrias, os processos com Analytics se assemelham. Enquanto na indústria é possível aumentar o índice de produtividade no chão de fábrica, nas distribuidoras pode-se criar painéis específicos para controle dos produtos, melhorando a logística de distribuição. Por serem setores que necessitam de atenção direta, o BI apoia com no uso assertivo de matéria-prima e gestão de produtos, evitando desperdícios e erros rotineiros.
Franquias
Ao falarmos sobre franquias, precisamos entender que o gerenciamento de lojas em si já é um desafio por completo. Organizar as demandas, saber o que está se passando em cada ponto e ainda ter controle sobre o fluxo de caixa são problemas enfrentados diariamente. O BI auxilia a administração de franquias nas tomadas de decisões estratégicas, que beneficiam os negócios como um todo. Além disso, por se tratar de vários estabelecimentos, é necessário ter um ganho em agilidade, proporcionado pelo Analytics.
Neste sentido, trazendo um exemplo prático, a Portobello, empresa de revestimentos cerâmicos, implementou o BI e, com isso, conseguiu mais agilidade e assertividade ao gerar informações na camada gerencial. Já na Portobello Shop, o Analytics auxilia na coleta de informações dos atendimentos em loja e possibilita que os administradores das franquias acompanhem os resultados da rede, além de acompanharem suas performances.
Estado
Para o Estado, as vantagens do Analytics são inúmeras e, dentre elas, a transparência pode ser destacada na utilização da tecnologia em prefeituras, governos e secretarias estaduais. Com o BI é possível criar, por exemplo, portais de transparência para prestação de contas do Estado com o cidadão. Além disso, outro ponto positivo é a agilidade atribuída à administração pública. Uma plataforma de BI consegue acabar com processos internos morosos, alavancar resultados, apoiar no planejamento, controle orçamentário e na transparência de dados públicos para a população.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a inteligência analítica apoiou a provedora de recursos de TI do estado no desenvolvimento de um projeto de mobilidade. Estruturado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a gestão da modalidade tradicional de táxis pôde ser aprimorada, facilitando a comunicação entre os usuários com taxistas e gerando dados para a gestão da cidade, como informes de alagamentos, queda de árvores, entre outros.
Varejo
Por fim, destaco as vantagens do Analytics para a gestão com excelência no varejo. Através de painéis específicos para necessidade de cada varejista, o BI apoia o gerenciamento de um estabelecimento de ponta a ponta. É possível ter um controle de estoque mais certeiro, garantindo que não haja descarte indevido de produtos e avaliando a relevância de item por item dentro da composição do estabelecimento.
O Grupo Tigre, por exemplo, apostou na democratização da informação obtida através do Business Intelligence para alavancar seus negócios. Usuário assíduo de plataformas de BI, o grupo investiu em licenças para toda a equipe ter acesso aos dados e saber analisá-los. O resultado dessa tecnologia dentro da empresa é altamente positivo e a cultura analítica trouxe agilidade nas tomadas de decisões, flexibilidade de poder se conectar à diversas fontes de dados e capacidade de processar informações complexas.
Eduardo Nistal, CEO da Toccato.