Ganho de valor e eficiência do canteiro de obras ao escritório

0

Diante da competitividade do mercado, não é mais uma opção para as empresas a análise, melhoria e transformação de seus processos. A dinâmica do mercado e o comportamento mais competitivo e agressivo em relação a prazos e preços, exige um novo posicionamento das empresas. Quando nossa equipe observa o cenário atual, vemos que não é apenas através de otimizações e melhorias nos canteiros de obras que teremos resultados que nos tornarão as empresas mais eficientes e assim, mais competitivas. 

Estamos passando por um momento de constantes oscilações de preços de matéria prima e commodities. Pensar que o valor se concentra somente na tangibilidade de um produto, é um engano. Na verdade, o valor de um processo produtivo pode surgir nas práticas de gestão que levam a ganhos de eficiência e inteligência para atar de forma preditiva e estratégica, bem como ágil no apoio a solução de problemas das operações, o que no lean chamamos de cadeira de ajuda. 

Por isso, o pensamento lean é uma abordagem e filosofia de melhoria contínua que já é consolidada como sistema de gestão e produção em diversos segmentos da economia mundial: da indústria automobilística à manufatura, linhas de cuidado, healthcare, serviço e claro, também na construção. Não se trata apenas de ter como objetivo satisfazer os clientes, o lean compreende a busca por estratégias para atender as expectativas e necessidades de todas as partes interessadas, ou todos os "clientes internos". Estes envolvem os colaboradores, acionistas, fornecedores e, cada vez mais, a sociedade de forma geral. 

Então, as empresas desenvolveram planos de ação baseados nos princípios do lean: planejamento estratégico de longo prazo, processo, pessoas e solução de problemas. Com base nesses objetivos, podemos eliminar desperdícios, reduzir custos e maximizar a eficiência operacional e o valor da entrega. 

A filosofia lean se tornou um conjunto de práticas e princípios de sucesso e conquistou espaço para ser aplicada em contextos diferentes, incluindo a construção civil. Assim surge a pergunta: é possível aplicar os princípios do lean em processos administrativos? 

Sim, é possível. E precisamos falar cada vez mais de sua aplicação em setores diversos, porque o lean é uma filosofia de gestão que deve permear todo o fluxo de valor de uma organização para potencializar seus resultados. Compreendi que muitas organizações dividem seus departamentos de forma a focar em melhorias e entregas locais, e não globais. Esse é um erro muito comum. É importante que saibamos responder perguntas como: as áreas da minha empresa sabem quais produtos entregam? Ou quais as informações precisamos para construir esses produtos, por exemplo? Quem fornece essas informações e como? Quais os processos necessários para a entrega dos produtos? Por fim, mas não menos importante, quem são meus clientes, internos ou finais e qual a percepção deles sobre os produtos ou serviços que ofereço? 

Se não sabemos responder essas questões, imagine quantos desperdícios estão escondidos atrás das respostas desconhecidas e as melhorias que poderiam ser implementadas através da pergunta correta e da análise das informações que estão nos nossos processos? 

Desde o escritório até o canteiro de obras, colaboradores engajados com o propósito fazem toda a diferença. Por isso, acredito que o primeiro passo para iniciar a jornada lean num ambiente de escritório, é tratar as atividades administrativas como um processo, como ocorre em uma construção.  

Fluxos enxutos, além de simplificarem as tomadas de decisão, permitem rápidas adaptações. O próximo passo, é a melhoria contínua. A busca por estratégias que garantam um desempenho melhor não pode parar. A evolução das novas tecnologias também não para, e o mercado se modifica e se adapta constantemente.  

Temos muito trabalho pela frente para eliminar lacunas na comunicação e conectar cada vez mais as áreas, reduzindo os obstáculos entre elas. E a filosofia Lean, sem dúvidas, pode ser uma grande aliada para entender as respostas que o seu negócio precisa. 

Bernardo Etges, Engenheiro Civil formado pela UFRGS e Co-fundador da Climb Consulting. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.