IT Lean padroniza sites da Bauducco

0

A IT Lean, consultoria de TI especializada em projetos de transformação digital, acaba de concluir o projeto de padronização dos sites da Bauducco utilizados na América do Sul e no restante do mundo, também da marca Visconti. Além do desenvolvimento da nova identidade visual da companhia, a IT Lean agora responde também pelo gerenciamento e sustentação dos sites.

O gerente de delivery da IT Lean, Anderson Dias, explica que o objetivo do projeto era, não só a padronização dos sites, mas em conjunto criar um novo canal de comunicação para a companhia, agora com um foco mais comercial. "O projeto é parte da jornada de transformação digital da Bauducco e deu autonomia e agilidade para que eles possam atualizar os sites quando necessário", afirma.

Dessa forma, foram padronizados os sites Brasil, Peru, Latam, Internacional e um específico para a marca Visconti. Além da padronização, os sites receberam melhorias de performance, ranqueamento no Google, adaptação para dispositivos móveis e passaram a contar com um processos mais simples de manutenção de conteúdo. "Havia uma dificuldade grande de atualização de conteúdo, o que dificultava processos como o lançamento de campanhas e o acompanhamento dos dados destas campanhas", explica Dias, lembrando que, para isso, a IT Lean migrou os sites para o SharePoint, da Microsoft.

O executivo comercial da IT Lean, Ricardo Cogu, lembra que o desenvolvimento da proposta na plataforma Microsoft foi um dos diferenciais fundamentais para a escolha da empresa. "O know-how que temos em SharePoint, com uma equipe que segue as melhores práticas, foi um diferencial técnico importante para propor o máximo de possibilidades alinhadas ao objetivo do projeto", afirma, lembrando que estas características, e os casos de sucesso apresentados, permitiram à IT Lean customizar a tecnologia com o melhor design, experiência para o usuário e integração com outras soluções.

Projeto

Dias lembra que todas as definições foram feitas em conjunto com os principais stakeholders do projeto, principalmente as áreas de marketing e TI da Bauducco. Ao todo, o projeto levou nove meses para ser concluído, contando um time de seis profissionais da IT Lean dedicados. "O desafio maior superado aqui foi o prazo de entrega e algumas integrações, como a funcionalidade de geolocalização, usada para identificar onde está o usuário", explica.

Os novos sites também ganharam um perfil mais comercial. Embora não contem com funcionalidades de comércio eletrônico, eles adotaram um modelo de comunicação que dá suporte à força de vendas da Bauducco. Dias lembra que os sites foram entrando no ar em escala: o do Brasil, em junho de 2021; o da marca Visconti em setembro de 2021; e o do Peru em outubro de 2021. "Os sites Latam e Internacional estão prontos, aguardando apenas seu lançamento pela Bauducco", revela.

Com os novos sites, a Bauducco passou a contar com uma marca padronizada e, principalmente, com um ambiente mais robusto: em uma ação promocional na TV, o site da Bauducco recebeu centenas de milhares de acessos, sem qualquer variação no ambiente. O diretor de delivery da IT Lean, Marco Fain, reforça que a renovação dos sites coloca as marcas Bauducco e Visconti em um patamar diferenciado, com uma postura mais agressiva. "A visibilidade que esses sites dão para estas duas marcas, pode ser considerado seu maior diferencial em relação aos seus concorrentes. Trouxemos mais qualidades, mais desempenho, uma visualização mais amigável e experiência mais efetiva", ressalta.

Do lado do cliente, Fain lembra que a simplicidade de operação é um diferencial importante. "A facilidade para que colaboradores façam a manutenção dos conteúdos agregou muito valor às áreas envolvidas diretamente com a produção de conteúdo. Hoje não existe mais dependência técnica para que novos conteúdos sejam publicados. Isso dá liberdade para as áreas de marketing de cada país direcionarem ações para públicos específicos", diz.

Para Cogu, esse foi o principal foco da IT Lean no projeto. "Nosso foco é facilitar a vida do cliente. Se ele tem um processo complexo para entregar algo do dia a dia, isso precisa mudar, conseguimos isso levando autonomia para as áreas de negócio, com a possibilidade de colocar suas estratégias em prática sem nenhuma complicação técnica", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.