A área de Recursos Humanos evoluiu muito nos últimos anos até chegar no modelo que conhecemos e vivemos hoje, com avanços tecnológicos que tornaram o trabalho cada vez mais automatizado e digitalizado, gerando valores verdadeiros para as organizações. Se antes a área de gestão de pessoas possuía um trabalho manual e institucional, hoje é possível ir além. Graças à tecnologia e às dezenas de soluções implementadas, o setor ganhou mais eficiência e notoriedade na estrutura das empresas. Desenvolver pessoas e aprimorar processos com ajuda da tecnologia, gera mais impacto para as organizações e permite que essas sejam, realmente, disruptivas para os negócios e seus mercados.
Com os avanços tecnológicos, a área de Recursos Humanos evoluiu muito nos últimos anos e está se tornando cada vez mais automatizado e digitalizado. Se antes a área de gestão de pessoas possuía um trabalho manual e institucional, hoje é possível ir além. Dezenas de soluções implementadas deixaram o setor mais eficiente e o transformaram no protagonista das empresas, permitindo que essas sejam, realmente, disruptivas para os negócios e seus mercados.
Para pensar na mudança tecnológica no Recursos Humanos é preciso entender que essa área é o coração de todas as empresas e ela deve estar alinhada ao negócio. Desse modo, o segmento precisa evoluir constantemente, traçar planos efetivos que entendam as necessidades de cada companhia e ter um papel decisivo nas estratégias do dia a dia. Além das práticas tradicionais de gestão de pessoas não atenderem a nova economia e o futuro,os profissionais do amanhã já estão na nossa rotina, hoje!
No decorrer dos anos, o RH deixou de ser o departamento pessoal, o gestor de capital humano para ser hoje o conector entre negócios e pessoas. Atualmente essa área deixou de ser reativa para ser ativa no desenho das soluções de arquitetura organizacional das empresas. E como fazer isso? Com gestão de experiência, que por meio da capacitação de pessoas e da tecnologia avalia o mercado e dados de consumo, do negócio e de cenários externos e internos.
Olhando o mapa atual do setor que gere pessoas dentro das empresas temos como avanços soluções que vão desde a gestão integrada de processos até softwares que melhoram a contratação e a retenção de talentos. ORH conseguiu evoluir, significativamente, otimizando o trabalho dos profissionais, melhorando os processos do setor e proporcionando uma experiência agradável ao colaborador. Hoje é comum nos depararmos com ferramentas de análises de perfis, processos de seleção, plataformas de comunicação capazes de automatizar processos como o uso de ChatBot até soluções de avaliação e desenvolvimento de pessoas. É a nova era dos Recursos Humanos.
Hoje, o RH 4.0 se baseia na mudança de mentalidade dos profissionais que atuam nessa área, com maior foco na jornada do colaborador, garantindo uma cultura interna sólida e bem estruturada, capazes de proporcionar um ambiente de trabalho construtivo, voltado à valorização, aquisição, desenvolvimento e retenção de talentos. Desse modo, a gestão de pessoas se fortalece e contribui para o cuidado com a experiência do cliente, colaborando como grande parceiro na gestão dos negócios.
Cada organização precisa entender o que faz mais sentido para ela em termos de adoção de tecnologias. É preciso mapear mercados e necessidades. O importante é que as pessoas e, principalmente, os profissionais da área, conheçam o poder do RH dentro das empresas, reconhecendo que a gestão da experiência humana e o papel de cada profissional dentro desse setor, indo muito mais além do que apenas gerir pessoas e seus direitos.
Flávio Legieri, CEO e Cofundador da Intelligenza IT.