A Telcomanager liberou a versão 9 dos seus sistemas (TRAFip, SLAview e CFGtool) com uma série de melhorias e novas funcionalidades que facilitam o trabalho das empresas no monitoramento do desempenho e consumo de recursos de máquina, aplicações de software, banda de rede interna e Internet, facilitando eliminar falhas e aumentar a eficiência dos negócios e visibilidade dos dados críticos.
As novas funcionalidades da solução incluem o mapeamento georreferenciado de ativos, alarmes customizados, modelos de relatórios e gráficos que facilitam obter visão geral de quais dispositivos e aplicações estão em conformidade com as políticas da empresa, inclusive facilitando a adequação à LGPD e a policy compliance estabelecida.
Os sistemas de monitoramento receberam novas opções de configuração de alarmes e capacidade de criação de gráficos, dashboards e de múltiplos rankings de desempenho. O mapa georreferenciado foi melhorado para possibilitar o posicionamento e sinalização (weathermap) de objetos, uso de novos layers de localização física dos ativos de TI em todas as unidades operacionais das empresas, mesmo aquelas que possuem infraestrutura própria, independente da matriz. A marcação de um link em vermelho – por exemplo -, permite mostrar quando a ocupação da banda está acima do esperado.
Também é possível criação de KPIs para acompanhar a conformidade de SLA, organizados em tabelas, gráficos, placar ou gauge (recurso de medição), sendo que cada elemento (widget) no dashboard permitirá – com poucos cliques – realizar a análise de consumo de recursos.
A importância dos alarmes para acelerar as correções e adequações necessárias
A configuração dos alertas recebeu mais opções que os gestores de TI possam responder imediatamente a quaisquer ocorrências na rede, inclusive podendo os alarmes serem aplicados diretamente no mapa georreferenciado. Os alertas especiais de serviço relativos a grupos de objetos podem ser ativados com base na mudança do seu status dentro de uma estrutura hierárquica, além de ajudar na comparação de versões entre configurações e para a identificação de incompatibilidades entre ativos e sistemas.
Os novos gráficos, dashboards e rankings de consumo de recursos
O dashboard do SLAView pode ser configurado para ficar exposto na tela da aplicação com informações atualizadas e sem a necessidade de acionamento recorrente do usuário para ter acesso aos dados e a criação um "placar" permite obter um conjunto de rankings de recursos com as aplicações que mais consomem recursos e detectar quantos objetos estão com alarmes. Os gráficos também podem ser organizados por ordem de interesse e mantidos no modo de atualização automática.
Os sistemas Telcomanager possuem capacidade de realizar múltiplas coletas de informações para prover total visibilidade do ambiente de TI, com ênfase à função TOPN para apresentar múltiplos rankings sobrepostos dentro de uma estrutura hierárquica estabelecida. Para realizar o inventário de ativos e aplicações, as soluções facilitam a adoção de drill down, passando da análise de informações gerais para informações mais detalhadas sobre o ambiente tecnológico.
"Os gestores de TI necessitam ter conhecimento sobre tudo o que acontece na rede corporativa para que possam manter a saúde do ambiente tecnológico e com foco no desempenho e disponibilidade no acesso aos dados críticos de negócios. A proposta dos sistemas de monitoramento e gerenciamento da Telcomanager é ajudar no controle das empresas sobre os recursos de TI e facilitar os investimentos na área, justamente porque não se pode investir no escuro, sem o conhecimento necessário", comenta Marco Catunda, CTO da Telcomanager.