Diversos setores empresariais, especialmente voltados para a jornada financeira, estão buscando soluções que ultrapassam a oportunidade de simplificação do crédito e olhando para o outro lado da história: a receita.
Organizações que não investem em uma jornada financeira fluida e inteligente acabam tornando o ciclo de pagamento ineficaz. A ausência de mensagens personalizadas e assertivas gera um efeito dominó: o cliente acumula dívidas, enquanto as empresas se veem presas em estratégias para mitigar a inadimplência, sem obter resultados positivos.
E por que isso acontece? Atualmente, grande parte dos negócios não estão olhando para os dados financeiros como deveriam, muito menos utilizando-os ao favor de suas comunicações com os clientes.
Sendo essencial para evitar consequências graves de inadimplência, que atinge 72,66 milhões de brasileiros, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil feito pela Serasa, a inovação tecnológica entra na jornada financeira para assegurar que as empresas recebam o faturamento e fechem o ciclo de forma eficaz.
Os dados financeiros sob os holofotes
Os dados financeiros são o centro das soluções digitais no ciclo do recebimento. Através da coleta e análise de informações detalhadas, as empresas podem tomar decisões informadas que minimizam riscos e otimizam a gestão financeira.
Permitindo um entendimento profundo do comportamento dos clientes, os dados facilitam a implementação de estratégias personalizadas para o ciclo de faturamento e cobrança e prevenção de inadimplência.
A estratégia dos dados é essencial para ampliar a taxa de recebimento e facilitar a liquidação, bem como fortalecer a confiança e a satisfação dos clientes. Hoje, a prontidão e a clareza das informações ainda é um ponto crítico para a jornada financeira ser bem-sucedida e tudo se transforma quando o uso de dados consegue criar uma jornada sem erros, ou seja, sem atritos.
Além disso, a personalização é igualmente importante para segmentar a comunicação e garantir eficiência na interação, um requisito valioso apontado por 71% das pessoas que recebem comunicações diariamente, segundo um estudo de 2023 da McKinsey & Company.
Ainda é muito comum que reclamações e insatisfações com o método de recebimento dos pagamentos a serem realizados gerem uma barreira entre o cliente e a empresa. A responsabilidade, claro, cai nas mãos das organizações. Prezar por precisão, validação e personalização dos dados financeiros, impedindo que informações erradas sejam processadas e enviadas aos clientes, é uma grande necessidade para concluir com sucesso o ciclo de pagamento.
O uso de plataformas SaaS transforma o fluxo de pagamento através de etapas que começam com a organização de dados transacionais, responsáveis por ajudar a hiperpersonalizar comunicações que, por sua vez, promove um relacionamento financeiro muito mais assertivo, proativo e eficaz com o público. Essa melhoria impacta diretamente a comunicação entre empresas e clientes.
As tecnologias atuais permitem diferentes layouts para diversos canais e conseguem entregar facilidade e inteligência no momento do pagamento. Maximizando as chances de os clientes receberem lembretes sobre pagamentos não efetuados ou vencidos.
Isso garante mais eficiência e segurança, que são primordiais para ir além da simplificação de processos na jornada financeira e que, somados a tecnologia SaaS, garantem que os recebimentos sejam efetuados de uma forma que os clientes se sintam satisfeitos e não frustrados com a notificação de pagamento.
Para isso, as plataformas SaaS em nuvem são cruciais, oferecendo centralização de informações e processos, além do tratamento e inteligência para os dados financeiros, o que permite um acompanhamento detalhado e em tempo real das transações e status de pagamento.
Ao dominar as estratégias que envolvem o ciclo de receita, como a emissão de faturas, lembretes de pagamentos e liquidação, os SaaS aumentam a eficiência operacional e a consistência dos processos. As organizações precisam estar atentas a possíveis atrasos e problemas no ciclo de recebimento para conseguir agir rapidamente, impedindo riscos de inadimplência ou sobrecarregamento no atendimento.
Para os clientes, a experiência torna-se mais relevante e menos burocrática. Já para as empresas, existe uma melhora significativa na reputação, que ganha destaque ao oferecer jornadas mais assertivas e sem atritos.
Adotar uma visão completa do negócio significa que investir em tecnologias e em comunicação em vários canais é uma grande chance de evitar problemas de reputação e de atendimento. Isso também aumenta as chances de crescimento e engajamento. No mundo dos negócios, quem se destaca é quem consegue identificar e aproveitar as oportunidades. Estruturar a jornada do cliente com a ajuda da tecnologia se torna um grande diferencial competitivo.
Danilo Pecorari, CEO da :hiperstream.