IDEC aprova decisão da ANPD sobre tratamento de dados de crianças no TikTok

0

Plataformas que dizem não admitir a participação de crianças, na realidade, são conhecidamente utilizadas por elas, afirma o Idec – Instituto de Defesa de Consumidores. Em nota, o órgão relata que "sabe-se que 86% das crianças e adolescentes conectados usam redes sociais (TIC Kids Online 2022) e o TikTok é o aplicativo mais popular nessa idade, ainda que seja crescente a preocupação sobre privacidade, inadequação de conteúdos a determinadas idades, desinformação, saúde mental e vício nessas plataformas".

O Idec entende ser acertada a decisão da ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) de tornar o processo sancionador e em priorizar o tratamento de dados de crianças e adolescentes em sua minuta de Agenda Regulatória 2025-2026 e em enrijecer medidas protetivas a essa população, efetivando o princípio da proteção de seu melhor interesse. Concretamente, esperamos que o TikTok cumpra as medidas sem maximizar o tratamento de dados desnecessários e, caso contrário, que haja uma multa proporcional às violações aos direitos das crianças e adolescentes.

O interesse comercial de empresas não pode vir antes da proteção absoluta de crianças e adolescentes. O Idec espera uma proteção robustecida a esse público, seja: por mecanismos semelhantes, sendo espontaneamente adotados por outras plataformas; por decisões da Autoridade, abrangendo outras plataformas; ou pelo avanço de importantes projetos de lei (PLs) voltados a crianças e adolescentes no ambiente digital, como o PL nº 2.628/2022.

Advogada comenta

"Essa ação reforça a importância de proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, exigindo que plataformas globais adotem medidas eficazes de verificação de idade e assegurem um ambiente mais seguro para este público, alinhando práticas digitais ao melhor interesse destes e garantindo a privacidade e proteção de seus dados pessoais", diz Alessandra Borelli, Advogada especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, sócia e CEO da Opice Blum Academy e sócia do Opice Blum Advogados, autora do livro Crianças e Adolescentes no Mundo Digital – orientações essenciais, Ed. Autêntica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.