Aos poucos, a função Pix por aproximação começa a se tornar realidade no mercado. O Itaú Unibanco anunciou nesta segunda-feira, 4, a disponibilidade da função em suas máquinas de pagamentos e o PicPay informou que a função está disponível por meio da carteira do Google e em uma parte das maquininhas próprias do PicPay. "Todas estarão aptas até o fim deste mês", informa a empresa.
A nova funcionalidade exige uma maquininha habilitada e um dispositivo com suporte a NFC, como celular ou smartwatch, com o Pix por aproximação instalado em uma carteira digital. Inicialmente, o Google Pay é a única wallet que oferece suporte ao Pix por aproximação.
Para Pedro Romero, diretor de Wallet&Banking no PicPay, o Pix por aproximação marca um avanço significativo na inclusão e conveniência dos pagamentos. "Esse método elimina barreiras ao permitir que todos os brasileiros, independentemente de possuírem cartão, realizem pagamentos com rapidez e segurança", avalia.
Uma visão semelhante é compartilhada por Mario Miguel, diretor de Pagamentos para Pessoa Física do Itaú Unibanco. "O pagamento por aproximação teve muita aderência entre os consumidores brasileiros – dados mais recentes do mercado apontam que 61,1% das transações no mundo físico são feitas com o uso desta tecnologia. Além de uma experiência muito fluida e rápida, que acontece em segundos, ele oferece uma camada adicional de proteção com a autenticação. Com ele, o uso do Pix no comércio tem um potencial enorme de crescimento, solucionando desafios que trarão uma experiência muito melhor para o consumidor, que faz a compra, e para o vendedor, que recebe", reforça.
A funcionalidade também traz um novo dinamismo ao comércio, prevendo um aumento no número de transações feitas para empresas. "A popularização do Pix por aproximação deve impulsionar a adesão do sistema entre estabelecimentos comerciais, onde a proporção de transações para empresas ainda é menor que entre pessoas físicas. Ao possibilitar uma experiência de pagamento mais fluida, o Pix também se torna uma ferramenta ainda mais competitiva, capaz de rivalizar com métodos tradicionais, enquanto amplia sua capilaridade", destaca Romero.
O Pix por Aproximação pode ser utilizado por qualquer consumidor que tenha uma conta habilitada para pagamento utilizando NFC. A funcionalidade está sendo disponibilizada em fases e, em algumas semanas, todos os clientes Itaú Unibanco poderão cadastrar sua conta Itaú na wallet para pagar apenas aproximando o celular, sem a necessidade de abrir o Superapp do banco no momento da compra.
A solução já está disponível em 100% das Laranjinhas – as maquininhas do Itaú, operadas pela Rede Itaú Unibanco, banco que também aposta na função pagamentos recorrentes – atualmente atendida pelo débito automático, no qual cada instituição financeira tem um fluxo próprio para o seu pagador receber débitos na sua conta corrente de forma recorrente. Entretanto, ele tem algumas limitações que dificultam sua adesão e alcance.
O Pix Automático chega para solucionar essa questão. Com ele, as empresas que fazem as cobranças recorrentes precisarão aderir apenas a uma instituição bancária. Ou seja: ao aderir ao Pix Automático no Itaú, a empresa poderá oferecer o pagamento recorrente com Pix para todos os seus clientes, independentemente de qual a sua instituição bancária, alcançando as mais de 800 instituições que fazem parte do ecossistema do Pix.
A partir de janeiro de 2025, clientes PJ do Itaú poderão oferecer esses pagamentos recorrentes via Pix para seus clientes – inicialmente, a solução estará disponível apenas para as pessoas físicas que também sejam clientes Itaú. O Pix Automático, solução do BCB que viabiliza débitos em todas as instituições participantes do Pix, estará disponível em junho de 2025.