TIM registra R$ 805 milhões de lucro líquido no 3º trimestre

0

A TIM encerrou o terceiro trimestre de 2024 com crescimento nos principais indicadores financeiros e operacionais, mantendo a consistência dos seus resultados no ano. Em um período com lançamento de ofertas inovadoras – com destaque para o TIM Pré XIP – o lucro líquido atingiu R$ 805 milhões, com crescimento anual de 11,2%.

A operadora apresentou alta de 6,1% na receita líquida de serviços na comparação com o mesmo período de 2023, chegando a R$ 6,2 bilhões e alcançando um ARPU móvel de R$ 31,7. A receita líquida de serviços móveis foi o principal impulsionador desse desempenho, crescendo 6,3%.

Outro destaque foi o fluxo de caixa operacional, que avançou 23,4% na comparação anual e fechou o trimestre em R$ 1,6 bilhão, o que evidencia a solidez das operações da companhia. O EBITDA subiu 7,5%, totalizando R$ 3,2 bilhões. A Margem EBITDA chegou a 50,4% e reforça ainda mais a eficiência operacional da empresa.

O período também foi marcado, novamente, pelo protagonismo da TIM no 5G. Cobrindo uma nova cidade por dia com a rede de quinta geração nos últimos três meses, a operadora chegou a quase 500 municípios e avançou com qualidade. O compromisso de entregar a melhor experiência para o cliente foi potencializado com ativações surpreendentes em projetos com o Rock in Rio Brasil 2024, ressaltando as possibilidades da evolução tecnológica liderada pela empresa.

"Mais uma vez entregamos sólidos resultados financeiros e operacionais num trimestre marcado   por   grande   geração   de   caixa. Os desafios do setor de telecom estão sendo vencidos com foco em inovação e qualidade, trazendo crescimento no pós-pago, rentabilização da base e avanços nos contratos do segmento B2B. Em paralelo, mantivemos a atitude protagonista, ditando os movimentos do setor. Criamos, por exemplo, uma oferta totalmente disruptiva no pré-pago, que recompensa o cliente que faz uma recarga com PIX na conta. Também seguimos na liderança do 5G, não apenas ampliando a cobertura, mas impactando os consumidores com ativações nunca vistas. Nosso protagonismo no Rock in Rio Brasil 2024, onde fomos a marca mais comentada e tivemos recordes de tráfego de dados, demonstra nosso sucesso em conectar pessoas e potencializar experiências", destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil

Outros destaques do 3T24:

  • R$ 31,7 ARPU MÓVEL com evolução de 4,8% A/A
  • LÍDER EM COBERTURA 5G alcançando 495 cidades com a tecnologia
  • Margem EBITDA: 50,4%

Cobertura do 5G

A TIM segue na liderança do 5G no país, alcançando 495 municípios conectados até o final de setembro e 66% da população urbana brasileira, um feito inédito para as operadoras no Brasil.

No terceiro trimestre, a empresa ativou o sinal de quinta geração em 142 cidades, uma média de 1,5 localidades por dia. Chegou ainda com a tecnologia em 100% dos bairros de Belém (PA) e São Luís (MA) e já soma 11 capitais com presença 5G em todos os bairros. Além disso, segue como a única operadora com cobertura 4G em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Toda essa evolução é acompanhada por um trabalho focado em qualidade, como atesta o mais recente estudo da principal empresa de análise de serviços móveis do mundo. A TIM lidera o índice de qualidade consistente em 21 das 27 capitais do país, mostrando que a experiência dos usuários na rede 5G da operadora é adequada para atender às demandas mais exigentes.

Inovação e conexão na Cidade do Rock

Patrocinadora oficial do Rock in Rio pela segunda vez consecutiva, a TIM garantiu uma Cidade do Rock super conectada. Ao longo dos sete dias de festival, foram trafegados 185 terabytes de dados pelos clientes da operadora, o equivalente a assistir a vídeos online por mais de 60 anos. O volume foi 220% maior que o registrado na edição anterior, em 2022, e 40% do tráfego passou pela rede 5G, com picos de 50% em alguns shows. As ativações surpreendentes, como o karaokê 5G – com cantor e banda conectados à distância e latência super reduzida – atestaram a inovação da companhia e demonstraram todo o potencial do 5G em grandes festivais. A marca acabou sendo a mais comentada nas redes sociais durante o evento, comprovando sua relevância.

Ofertas disruptivas

A TIM encerrou o terceiro trimestre de 2024 com uma base de 62,1 milhões de clientes. O pós-pago segue como maior impulsionador, avançando 9,2% e chegando a 29,7 milhões de acessos. As ofertas completas do TIM Black potencializaram a migração para planos de maior valor, com evolução de quase 20% nas mudanças do Controle para o pós-pago "puro". Com isso, a empresa alcançou uma receita média por usuário (ARPU) de R$ 31,7 – alta de 4,8% ano sobre ano.

Mesmo em desaceleração no mercado, o pré-pago continua sendo muito relevante para a empresa e, por isso, a TIM lançou a principal inovação do setor no período. O TIM Pré XIP envia dinheiro para a conta corrente dos clientes via Pix para recargas efetuadas por meio do app MEU TIM. Para marcar esse movimento disruptivo, a operadora reforçou sua comunicação com uma das maiores estrelas do Brasil: Ivete Sangalo se juntou ao time de embaixadores da marca.

Por fim, a TIM segue trazendo mais conteúdos de entretenimento para o portfólio, o que amplia o engajamento e a fidelização dos clientes. Para reforçar o segmento Controle, a companhia acaba de lançar uma nova geração de planos com liberdade de escolha do streaming preferido.

Transformação digital no B2B

A TIM continua avançando como protagonista na transformação digital do Brasil. Líder no agronegócio, a operadora atingiu 18,2 milhões de hectares cobertos com 4G, além de 4,7 mil quilômetros de estradas conectadas e mais de 263 mil pontos de luz inteligentes.

Essas iniciativas já refletem a evolução da frente TIM IoT Solutions, lançada para sustentar o crescimento no mercado de IoT e impulsionar a digitalização de setores-chave da indústria brasileira, como Agronegócio, Utilities, Indústria 4.0 e Logística. A conectividade destaca-se como um fator crucial para impulsionar a produtividade e eficiência dos clientes corporativos, gerando ainda benefícios sociais para as comunidades próximas.

Com contratos que já somam R$ 613 milhões no terceiro trimestre, a TIM segue expandindo as parcerias. Firmou, por exemplo, acordo com a Usina Santa Terezinha, no Paraná, uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar do Brasil, cobrindo um milhão de hectares com o 4G. Outro destaque é o contrato com a Eco Noroeste Paulista, do Grupo EcoRodovias, o maior operador de rodovias do país, para ampliar a cobertura 4G em mais 597 quilômetros de estradas no Estado de São Paulo.

Padrões de atendimento elevados com IA

Reafirmando seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente, a TIM chegou a resultados importantes no período. A companhia registrou 95% de resolutividade das demandas recebidas via Anatel, por exemplo, e solucionou 75% dos atendimentos em seu call center na primeira ligação.

A satisfação com o atendimento humano cresceu 11,2% no período e a companhia vem utilizando a inteligência artificial para otimizar processos no call center e ampliar a automação em toda a organização. Para potencializar a evolução dessa tecnologia na empresa, a TIM lançou o "AI Academy", programa de capacitação que treina todos os funcionários em inteligência artificial, impulsionando a produtividade da equipe e incentivando uma cultura de desenvolvimento contínuo.

Expansão Ultrafibra

Na ultra banda larga residencial, o destaque do trimestre foi a ampliação da cobertura: com as recentes ativações, a TIM UltraFibra dobrou o número de cidades atendidas.

No período, o serviço chegou ao Rio Grande do Sul, em 28 municípios gaúchos, e ao Amazonas, começando por Manaus. Também houve ampliação na Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. No total, a TIM UltraFibra está disponível em 15 milhões de domicílios de 212 cidades brasileiras, além de 28 regiões administrativas do Distrito Federal, com ofertas de até 2 Gigas de velocidade.

A receita líquida do serviço subiu 6,0% na comparação anual, chegando a R$ 234 milhões. O ARPU no segmento também se destacou com um crescimento de 5,9%, alcançando R$ 99, refletindo a bem-sucedida estratégia da empresa de expandir sua oferta de serviços de maior valor agregado, fortalecendo seu portfólio e sua posição no mercado. A base de clientes fechou em 793 mil acessos.

Inclusão

A TIM foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo. A operadora conquistou a 1ª posição global no setor de telecomunicações no FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). O índice é uma das principais ferramentas utilizadas por investidores ao redor do mundo para identificar companhias com práticas avançadas no tema e avalia cerca de 15 mil organizações.

A operadora também permanece, pelo segundo ano seguido, na carteira do IDIVERSA, índice da B3 que avalia a representatividade de pessoas negras e mulheres nas empresas e em posições de liderança e não liderança no Brasil. Foi ainda escolhida como a 8ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil – na categoria até 9.999 colaboradores – do Great Place to Work (GPTW).

No período, também foi destaque a evolução do projeto Caminho Delas, em parceria com Mulheres Positivas. Depois de transformar suas 158 lojas próprias no Brasil em locais seguros para mulheres em situações de risco e pontos de conexão a uma rede de apoio, a iniciativa chegou a 43 revendas da operadora nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Paraíba.

Energia renovável

No terceiro trimestre, a TIM incorporou oito novas usinas em sua operação como parte da evolução do Projeto Geração Distribuída (GD), totalizando mais de 120 unidades. O objetivo é promover o abastecimento da rede com a utilização de usinas de energia renovável, com predominância de plantas solares. A expectativa é que, até o final de 2024, cerca de 60% da energia utilizada pela companhia seja oriunda da iniciativa, chegando ao total de 134 usinas, que atenderão 25 estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.