A TIM encerrou o terceiro trimestre de 2024 com crescimento nos principais indicadores financeiros e operacionais, mantendo a consistência dos seus resultados no ano. Em um período com lançamento de ofertas inovadoras – com destaque para o TIM Pré XIP – o lucro líquido atingiu R$ 805 milhões, com crescimento anual de 11,2%.
A operadora apresentou alta de 6,1% na receita líquida de serviços na comparação com o mesmo período de 2023, chegando a R$ 6,2 bilhões e alcançando um ARPU móvel de R$ 31,7. A receita líquida de serviços móveis foi o principal impulsionador desse desempenho, crescendo 6,3%.
Outro destaque foi o fluxo de caixa operacional, que avançou 23,4% na comparação anual e fechou o trimestre em R$ 1,6 bilhão, o que evidencia a solidez das operações da companhia. O EBITDA subiu 7,5%, totalizando R$ 3,2 bilhões. A Margem EBITDA chegou a 50,4% e reforça ainda mais a eficiência operacional da empresa.
O período também foi marcado, novamente, pelo protagonismo da TIM no 5G. Cobrindo uma nova cidade por dia com a rede de quinta geração nos últimos três meses, a operadora chegou a quase 500 municípios e avançou com qualidade. O compromisso de entregar a melhor experiência para o cliente foi potencializado com ativações surpreendentes em projetos com o Rock in Rio Brasil 2024, ressaltando as possibilidades da evolução tecnológica liderada pela empresa.
"Mais uma vez entregamos sólidos resultados financeiros e operacionais num trimestre marcado por grande geração de caixa. Os desafios do setor de telecom estão sendo vencidos com foco em inovação e qualidade, trazendo crescimento no pós-pago, rentabilização da base e avanços nos contratos do segmento B2B. Em paralelo, mantivemos a atitude protagonista, ditando os movimentos do setor. Criamos, por exemplo, uma oferta totalmente disruptiva no pré-pago, que recompensa o cliente que faz uma recarga com PIX na conta. Também seguimos na liderança do 5G, não apenas ampliando a cobertura, mas impactando os consumidores com ativações nunca vistas. Nosso protagonismo no Rock in Rio Brasil 2024, onde fomos a marca mais comentada e tivemos recordes de tráfego de dados, demonstra nosso sucesso em conectar pessoas e potencializar experiências", destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil
Outros destaques do 3T24:
- R$ 31,7 ARPU MÓVEL com evolução de 4,8% A/A
- LÍDER EM COBERTURA 5G alcançando 495 cidades com a tecnologia
- Margem EBITDA: 50,4%
Cobertura do 5G
A TIM segue na liderança do 5G no país, alcançando 495 municípios conectados até o final de setembro e 66% da população urbana brasileira, um feito inédito para as operadoras no Brasil.
No terceiro trimestre, a empresa ativou o sinal de quinta geração em 142 cidades, uma média de 1,5 localidades por dia. Chegou ainda com a tecnologia em 100% dos bairros de Belém (PA) e São Luís (MA) e já soma 11 capitais com presença 5G em todos os bairros. Além disso, segue como a única operadora com cobertura 4G em todos os 5.570 municípios brasileiros.
Toda essa evolução é acompanhada por um trabalho focado em qualidade, como atesta o mais recente estudo da principal empresa de análise de serviços móveis do mundo. A TIM lidera o índice de qualidade consistente em 21 das 27 capitais do país, mostrando que a experiência dos usuários na rede 5G da operadora é adequada para atender às demandas mais exigentes.
Inovação e conexão na Cidade do Rock
Patrocinadora oficial do Rock in Rio pela segunda vez consecutiva, a TIM garantiu uma Cidade do Rock super conectada. Ao longo dos sete dias de festival, foram trafegados 185 terabytes de dados pelos clientes da operadora, o equivalente a assistir a vídeos online por mais de 60 anos. O volume foi 220% maior que o registrado na edição anterior, em 2022, e 40% do tráfego passou pela rede 5G, com picos de 50% em alguns shows. As ativações surpreendentes, como o karaokê 5G – com cantor e banda conectados à distância e latência super reduzida – atestaram a inovação da companhia e demonstraram todo o potencial do 5G em grandes festivais. A marca acabou sendo a mais comentada nas redes sociais durante o evento, comprovando sua relevância.
Ofertas disruptivas
A TIM encerrou o terceiro trimestre de 2024 com uma base de 62,1 milhões de clientes. O pós-pago segue como maior impulsionador, avançando 9,2% e chegando a 29,7 milhões de acessos. As ofertas completas do TIM Black potencializaram a migração para planos de maior valor, com evolução de quase 20% nas mudanças do Controle para o pós-pago "puro". Com isso, a empresa alcançou uma receita média por usuário (ARPU) de R$ 31,7 – alta de 4,8% ano sobre ano.
Mesmo em desaceleração no mercado, o pré-pago continua sendo muito relevante para a empresa e, por isso, a TIM lançou a principal inovação do setor no período. O TIM Pré XIP envia dinheiro para a conta corrente dos clientes via Pix para recargas efetuadas por meio do app MEU TIM. Para marcar esse movimento disruptivo, a operadora reforçou sua comunicação com uma das maiores estrelas do Brasil: Ivete Sangalo se juntou ao time de embaixadores da marca.
Por fim, a TIM segue trazendo mais conteúdos de entretenimento para o portfólio, o que amplia o engajamento e a fidelização dos clientes. Para reforçar o segmento Controle, a companhia acaba de lançar uma nova geração de planos com liberdade de escolha do streaming preferido.
Transformação digital no B2B
A TIM continua avançando como protagonista na transformação digital do Brasil. Líder no agronegócio, a operadora atingiu 18,2 milhões de hectares cobertos com 4G, além de 4,7 mil quilômetros de estradas conectadas e mais de 263 mil pontos de luz inteligentes.
Essas iniciativas já refletem a evolução da frente TIM IoT Solutions, lançada para sustentar o crescimento no mercado de IoT e impulsionar a digitalização de setores-chave da indústria brasileira, como Agronegócio, Utilities, Indústria 4.0 e Logística. A conectividade destaca-se como um fator crucial para impulsionar a produtividade e eficiência dos clientes corporativos, gerando ainda benefícios sociais para as comunidades próximas.
Com contratos que já somam R$ 613 milhões no terceiro trimestre, a TIM segue expandindo as parcerias. Firmou, por exemplo, acordo com a Usina Santa Terezinha, no Paraná, uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar do Brasil, cobrindo um milhão de hectares com o 4G. Outro destaque é o contrato com a Eco Noroeste Paulista, do Grupo EcoRodovias, o maior operador de rodovias do país, para ampliar a cobertura 4G em mais 597 quilômetros de estradas no Estado de São Paulo.
Padrões de atendimento elevados com IA
Reafirmando seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente, a TIM chegou a resultados importantes no período. A companhia registrou 95% de resolutividade das demandas recebidas via Anatel, por exemplo, e solucionou 75% dos atendimentos em seu call center na primeira ligação.
A satisfação com o atendimento humano cresceu 11,2% no período e a companhia vem utilizando a inteligência artificial para otimizar processos no call center e ampliar a automação em toda a organização. Para potencializar a evolução dessa tecnologia na empresa, a TIM lançou o "AI Academy", programa de capacitação que treina todos os funcionários em inteligência artificial, impulsionando a produtividade da equipe e incentivando uma cultura de desenvolvimento contínuo.
Expansão Ultrafibra
Na ultra banda larga residencial, o destaque do trimestre foi a ampliação da cobertura: com as recentes ativações, a TIM UltraFibra dobrou o número de cidades atendidas.
No período, o serviço chegou ao Rio Grande do Sul, em 28 municípios gaúchos, e ao Amazonas, começando por Manaus. Também houve ampliação na Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. No total, a TIM UltraFibra está disponível em 15 milhões de domicílios de 212 cidades brasileiras, além de 28 regiões administrativas do Distrito Federal, com ofertas de até 2 Gigas de velocidade.
A receita líquida do serviço subiu 6,0% na comparação anual, chegando a R$ 234 milhões. O ARPU no segmento também se destacou com um crescimento de 5,9%, alcançando R$ 99, refletindo a bem-sucedida estratégia da empresa de expandir sua oferta de serviços de maior valor agregado, fortalecendo seu portfólio e sua posição no mercado. A base de clientes fechou em 793 mil acessos.
Inclusão
A TIM foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo. A operadora conquistou a 1ª posição global no setor de telecomunicações no FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). O índice é uma das principais ferramentas utilizadas por investidores ao redor do mundo para identificar companhias com práticas avançadas no tema e avalia cerca de 15 mil organizações.
A operadora também permanece, pelo segundo ano seguido, na carteira do IDIVERSA, índice da B3 que avalia a representatividade de pessoas negras e mulheres nas empresas e em posições de liderança e não liderança no Brasil. Foi ainda escolhida como a 8ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil – na categoria até 9.999 colaboradores – do Great Place to Work (GPTW).
No período, também foi destaque a evolução do projeto Caminho Delas, em parceria com Mulheres Positivas. Depois de transformar suas 158 lojas próprias no Brasil em locais seguros para mulheres em situações de risco e pontos de conexão a uma rede de apoio, a iniciativa chegou a 43 revendas da operadora nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Paraíba.
Energia renovável
No terceiro trimestre, a TIM incorporou oito novas usinas em sua operação como parte da evolução do Projeto Geração Distribuída (GD), totalizando mais de 120 unidades. O objetivo é promover o abastecimento da rede com a utilização de usinas de energia renovável, com predominância de plantas solares. A expectativa é que, até o final de 2024, cerca de 60% da energia utilizada pela companhia seja oriunda da iniciativa, chegando ao total de 134 usinas, que atenderão 25 estados.